quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Da Conversa ao Vamos Ver....

Fala-se muito que a alimentação balanceada é essencial para se ter saúde e bem-estar. E que desta maneira previne-se diversos males decorrentes da má alimentação (como colesterol e triglicérides, por exemplo), além de ajudar a manter a forma, garantir a longevidade e disposição.
Mas na prática, você sabe como ter uma Alimentação Balanceada? Basicamente, para ser considerada balanceada, a alimentação deve conter alimentos de diversos tipos como: carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, e até mesmo gordura e açúcar, e atender às necessidades nutricionais do indivíduo.
Esses alimentos se dividem em grupos alimentares, abaixo você vai saber quais são esses grupos, a freqüência com que devem ser consumidos, suas funções e os alimentos que compõe cada um deles. Há que ressaltar que os nutrientes, Vitaminas, sais minerais, proteínas e todos os outros elementos que deveriamos estar ingerindo para que realmente fosse uma Alimentação Balanceada. Seriam reais se: O solo estivesse em posse de todos os seus nutrientes, se as sementes viessem de plantas cultivadas em solo nutrido e não tivessem sido, nelas usados agrotoxicos e outros tipos de venenos. Se, o processo da sementeira à colheita seguisse o ciclo correto, já que principalmente vitaminas e sais minerais se fixam geralmente nos últimos 15 dias de Sol. Se...Se...Se... o que nos resta é a suplementação correta SIM e de BOA procedência. Sem ela não há como ter alimenteção balanceada, a não ser que vc produza tudo. E cuide pessoalmente de todo o sistema. Reparem, nosso organismo para o funcionamento correto do sistema gastro intestinal, precisa de 30 a 35 grms. de Fibra insoluvel por dia. Como vc vai ingerir isso nos alimentos. É Fácil, Pãoo integral!!!! o Famoso e delicioso, Pãp Preto. Só que não se esqueça, são 37 fatias por dia para lhe dar a quantidade de fibras de que o seu organismos precisa. Agora...o Carboídrato que vem com isso e Toda a sorte de outros nutrientes,ou não e que na sua maioria não são necessários, que vão fazer vc, apenas e tão somente ENGORDAR. Não há Magia.

Grupo dos Cereais Neste grupo estão presentes os principais alimentos fonte de carboidratos, como: arroz, batata, macarrão, mandioca, pães, biscoitos, farinhas e massas em geral. Principal fonte de energia, todas as refeições devem ter pelo menos 1 alimento desse grupo.

Grupo das Frutas A mais importante função deste grupo é fornecer vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para proteção da saúde e diminuição dos riscos de desenvolver doenças crônicas. Por isso, é recomendado o consumo diário de alimentos deste grupo.(cuidado neste mais do que em nenhum outro o cuidado com o que vc vai ingerir, acredite, se não são frutas cultivadas por vc e saídas de sua horta, não têm nem 30% do que deviam ter em termos de Nutrientes) .

Grupo das Hortaliças Pertencem a este grupo alimentos como: alface, tomate, abobrinha, beterraba, agrião, escarola, brócolis, espinafre, chuchu, entre outros. Assim como o grupo das frutas, a principal função deste grupo é fornecer os minerais e vitaminas necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Eles também devem ser consumidos diariamente. (Temos o mesmo problema que no grupo das frutas, de onde vem e quando foi colhido, para não sitar nenhum outro).

Grupo do Leite e Derivados A este grupo pertencem o leite e todos os seus derivados, requeijão, todos os tipos de queijo e iogurtes. O consumo diário desses alimentos é essencial para se obter o cálcio responsável pela saúde dos seus ossos, além de fontes de proteína. Mas prefira sempre os alimentos com menos quantidade de gordura como: leites e iogurtes desnatados e queijos como ricota, minas, branco, etc.(No caso do cálcio para que ele se fixe e exerça suas funções, é necessário apanhar sol, 15 ou 20 minutos por dia e Exercitar-se, caso contrário este cálcio se ingerido, acaba a comulado e logo vai gerar pedras nos rins e outros tipos de problemas).

Grupo da Carnes Além das carnes bovinas, de frango e peixe, os ovos também pertencem a este grupo. É o grupo responsável por fornecer proteínas a nossa alimentação, além de vitaminas e minerais como ferro e vitamina B12. Recomenda-se o consumo diário de pelo menos um alimento deste grupo, dando sempre preferência a preparações assadas, cozidas ou grelhadas.(Não devemos esquecer que a proteína correta para o ser Humano é a vegetal, a proporção é de cerca de 70% de proteína vegetal e 30 de proteína animal.Não, a soja não é uma boa fonte de proteína já que ela contém Fitato, que inibe a absorção de sais, a menos que seja realmente proteína Isolada de soja).

Grupo das Leguminosas Alimentos como feijão, grão-de-bico, lentilha, soja( Cuidado com a soja ela contém FITATI uma substância que sabidamente tira os sais essenciais do seu organismo o que invariávelmente nos leva à osteoporose, SOJA SÓ PROTEÍNA ISOLADA e não basta estar no rótulo, tenha a certeza de que é mesmo, principalmente para as Mulheres é altamente nociva) e ervilha estão presentes neste grupo. Suas principais funções são fornecer proteínas de origem vegetal, gorduras insaturadas e vitaminas e minerais com funções antioxidantes. Por estes e outros motivos é importante que consuma pelo menos uma porção desses alimentos por dia.

Grupo das Gorduras Pertencem a este grupo todos os óleos vegetais (azeite, óleo de soja, girassol, canola, etc), manteigas e margarinas, além de banha, toucinho, entre outros alimentos. As gorduras são fontes de energia, contém 9 kcal por grama, além de serem essenciais como veículo de vitaminas lipossolúveis e antioxidantes. Prefira sempre as gorduras de origem vegetal.(pessoalmente, até por criação Vou de Azeite, os Gregos também, além de muito alho, não têm ou pelo menos é muito reduzido o indice de doenças cardeovasculares.)

Grupo dos Doces e Açúcares As maiores tentações pertencem a este grupo: bolos, tortas, chocolate, sorvete, açúcar, mel, balas, enfim, doces em geral. O açúcar também é fonte de energia, mas seu consumo deve ser moderado, pois o seu consumo excessivo está relacionado com o aumento de risco de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes. Agora você verá um exemplo de cardápio considerado saudável e balanceado: Café da manhã: café com leite, pão francês com margarina, mamão (se o seu intuito é reduzir peso, esqueça a margarina, e não esqueça que o pão francês tem 135cal e nunca vem sozinho)

SUGESTÃO: (Shake com proteína isolada de soja(herbalife). Assim vc coloca no organismo, na primeira refeição do dia todos os nutrientes de que ele necessiata para um periodo, logo, é óbvio que, como vc está perfeitamente nutrido, na refeição seguinte irá invariávelmente comer menos e sem ansiedade. Lanche da manhã: Uma Fruta, preferêncialmente uma Banana ou uma maçã. Almoço: arroz, feijão, carne assada, verduras, legumes, azeite para temperar e suco de frutas. (não beba na refeição, tome o suco mais tarde) Lanche da tarde: iogurte, uma barra de ceriais, uma salada de frutas.( qualquer um desses produtos é válido) Jantar: pão de forma integral, queijo branco, alface, tomate, cenoura, cebola, peito de peru e melão. Desnecessário será dizer que há que levar em conta as quantidades de cada alimento. POR ISSO EU DIGO: " VIVA A HERBALIFE" rsrsrsrsrs reduzi 30 kgrs em quatro meses e nunca tive nenhuma restrição. rsrsrs!!!!! Mas Acreditem, eu mesmo testei, Claro que sem abrir mão das Multivitaminas e do Shake com Proteína no Café da manhã. CAROLIZAR DÁ CERTO SIM, Mas suplemente a RA principalmente se vc tem que reduzir muito peso.

SUCESSO E CREIAM:

"NADA É IMPOSSÍVEL PARA QUEM ACREDITA"

Tanto Assim que ela continua Elegante nos seus 63 kgrs. peso previamente escolhido. VCS TAMBÉM PODEM

SUCESSO. Olhem as festas aí cuidem-se

Um comentário:

carmine disse...

Oi Rui!Vim agradecer a indicação ao prêmio dardos,e dizer-te que já te linkei e passei adiante!Venho quase todo dia te visitar,e adoro ler o que vc escreve.Continue assim!
Bjs