terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Morar sozinho e comer Bem

Morar sozinho e comer bem. Arrumar a própria mesa para a refeição mesmo que seja só para si. Escolher semanalmente um cardápio e chegar em casa sabendo o que vai comer. Parece difícil, não, não é além de ser possível, pois é exatamente o que faço e isto faz um bem enorme à saúde, facilita a perda e manutenção do peso ideal, e ajuda quem mor sozinho a organizar a própria vida.


Embora não seja o meu caso, a maioria das pessoas se diz desestimulada em preparar a refeição só para Si. “Mal sabem eles, que se o problema for solidão, nada melhor do que uma comidinha carinhosamente preparada para acalentar e evitar a compulsão que nos faz devorar rapidamente pães, embutidos, bolachas, salgadinhos e todo o tipo de guloseimas, que, por não nos nutrirem, fazem com que ganhemos peso, já que, como sempre digo não ganhamos peso pelo que comemos e sim pelos nutrientes que deixamos de ingerir.”


Por outro lado, se o problema for preguiça, nada mais estimulante que aprender a cozinhar de forma prática versátil e saborosa. Uma dica: ”o alimento que mais demora a preparar é o arroz, são 20 minutos de coação e depois o frango grelhado” Tudo o resto é mais prático e rápido. Como o brasileiro parece não poder ou não querer comer sem o arroz e feijão, este segundo é simples, vc cozinha-o 2 vezes por semana e congela separadamente. Pessoalmente gosto de cozinhar, porque descobri que quanto mais aborrecido (vcs gostam de usar “stressado”, não uso, já que stress é um fenômeno da física, e depois eu não me stresso, seria dar importância DEMAIS a coisas de somenos importância.) melhor é cozinhar, ou vc presta atenção no que está fazendo, sob pena de se cortar ou de deixar queimar o alimento ou vc se “preocupa” não dá para fazer os dois, então prefiro realmente cozinhar.

A pessoa que aprender e praticar cozinhar, dificilmente para não dizer nunca mais, lançará mão de sopões, embutidos, pães, bolachinhas e toda a sorte de alimentos NADA RECOMENDÁVEIS já que não nutrem. Além de que descobrem poder comer muito melhor e passarão a ser mais exigentes com suas refeições.


De Acordo com dados de pesquisa de orçamentos familiares, divulgada pelo IBGE, as pessoas que moram sozinhas gastam mais em alimentos. Elas adquiriram em 2003 um total de 560,68 kgrs. De alimentos, contra 509,04 comprados por casais sem filhos, ou 324,53kg. Adquiridos por casais com filhos. Segundo o IBGE o desperdício no caso de quem mora sozinho também é muito maior.


Recomendações importantes para o que, mesmo vivendo só, se preocupa com sua

alimentação e deseja se alimentar BEM.


1) O cardápio da semana deve ser preparado no sábado, o que gera uma lista de supermercado semanal, que possibilita a compra apenas e tão somente dos itens necessários evitando assim parte do desperdício.


2) Comece sempre pela proteína, que o restante do cardápio surge quase que automaticamente. Peito de frango grelhado, na segunda, salmão na terça (eu já emendo no salmão 3 ou 4 dias rsrsrsrs). Acreditem; a titulo de informação, (eu com R$. 6,00 como salmão dois dias, de boa qualidade procedência e preparado da forma que mais me agrade)largato de panela na 4ª, atum na quinta, beef grelhado ou de panela na sexta, pessoalmente não passo sem macarronada, mesmo sendo português. Não se esqueça de que, neste setor podem entrar os ovos e as proteínas vegetais como o feijão e a soja. (segundo a nossa querida Carol, não devemos usar proteína de mais que uma fonte por refeição, pessoalmente não levo isso em conta, mas eu não reduzi 63 kgrs.)


3) Associe à proteína um Carboidrato.


4) Estabeleça uma salada, e não se esqueça (qual é a cor da sua dieta), só para lembrar que varie. Na mesma salada. Os produtos que podem ser ralados guarde desde que adequadamente 2 ou 3 dias. Aqui vc pode incluir grão de bico, feijão cozido AL - dente, berinjela, abobrinha levemente aferventada, ervilha, milho cozido, tomate seco, etc...


5) Escolha frutas da estação em diferentes estágios de amadurecimento, para que possa ser usada durante toda a semana.


6) No Caso de alimentos que vc não se importe de aquecer ou como eu digo dar uma "transforamdinha" no dia seguinte ou dois dias depois, eu às vezes capricho tanto na transformação que acredito que estou comendo outra coisa. (não é tão difícil, quando vc vai fazer algo que sabe ter feito em dobro, usa sabores mais suaves, Na preparação seguinte mais fortes, então vc tem com o mesmo ingrediente principal duas refeições realmente diferentes).


7) Não sou exatamente um fã de sandwichs, mas um roast-beef de fillet ou de largato, uma pasta de atum com maionese light, um creme de ricota com manjericão e tomate seco, enfim.... Há centenas de receitas e como diz Minha Querida Amiga: Joga no Google. Rsrsrsrs

Gente, como podem ver, desculpas, como eu sempre digo, servem sempre e só para vc não atingir as suas metas. Sugestões 1000. Eu moro em Florianópolis gosto de peixe e tenho acesso fácil e em conta a ele, não enjôo se comer Salmão todos os dias e garanto consigo comer pratos feitos por mim duas semana seguidas sem me repetir e usando sempre o salmão. Só digo isto para entenderem que, nada como um pouco de criatividade, e Por favor, ninguém aí vai perder para um português, Não NE???? Rsrsrsrs


Sucesso e Tenham um resto de semana maravilhoso.

Olhem!!!!! Atenção!!!!! Olhem aqui nossa querida CAROL. -


“NADA É IMPOSSIVEL PARA QUEM ACREDITA”


e o pior, eu Acredito que todas vcs conseguem sim. Vamos F-a-z-e-r?

Nenhum comentário: