quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Conheça seus Filhos e os Professores (Série volta às aulas IV)

Professores Pais e Alunos SOCIABILIZEM-SE.


MANTENHA UMA ÍNTIMA 
RELAÇÃO COM OS
PROFESSORES DE SEU FILHO

Se observa em seu filho qualquer recusa de ao ir ao colégio é importante que mantenha uma íntima relação com os professores de seu filho. Fale com eles e recorra a todas as linguagens, reuniões e atividades que for possível realizadas no colégio.

Investigue se seu filho está sendo intimidado ou amedrontado por outras crianças. As crianças que estão pouco habituadas a relacionar-se com outras crianças, como por exemplo os filhos únicos, ou as crianças com algum defeito físico evidente: gordas, com óculos, gagas ... costumam ser as mais escolhidas como vítimas propiciatórias.

Se seu filho é uma vítima, não caia na armadilha de incentivar-lhe a que devolva os golpes: matricular-lhe em uma academia de karatê não é a melhor solução. Ajude-lhe, pelo contrário, a desenvolver defesas psicológicas para opor-se as tentativas de intimidação,

Não ridicularize seu filho por não saber defender-se sozinho. Não faria outra coisa a não ser aumentar sua ansiedade. O que deve fazer é aumentar a confiança em si mesmo e seu amor próprio. Para isso pode ser útil matricular-lhe em alguma atividade esportiva, como natação, montanhismo, remo ... que lhe ensine a enfrentar-se com os elementos e a adquirir maior confiança em si mesmo. Ajude-lhe a fazer amigos abrindo-lhes as portas de sua casa.

AUMENTE SUA CONFIANÇA 
SEGURANÇA EM SI MESMO
Converse com seu filho e faça-lhe ver que a melhor forma de conseguir que não zombem dele é dar menos importância possível a estas conversas. Desta forma se converterá em uma vítima carente de interesse. Não tente convencer-lhe de que seja o “galinho” como uma criança fraca patética digna de pena mais que como a uma pessoa especial e medrosa. Que lhe conforme em lugar de fugir.

Pode, também, ensinar-lhe a utilizar técnicas de relaxamento ou imagens mentais para aumentar sua segurança e para que seja capaz de receber as ameaças e insultos sem assustar-se nem enfurecer-se.

Não recorra imediatamente a seu professores ou aos pais da criança agressiva para queixar-se. É preferível deixar que seu filho com seu apoio, resolva o problema por si próprio. Unicamente deverá intervir quando este medo se prolongue durante mais tempo ou as brigas se tornam mais violentas .

Averiguar de que habilidades sociais seu filho carece que lhe façam converter-se frequentemente na vítima dos demais.

Se não existe uma razão suficiente ou compreensível para não querer ir ao colégio então deve acentuar sua firmeza para obrigar a criança a ir. Se seu filho observa que duvida ou cede, lhe será cada vez mais difícil conseguir que vá.

É possível que seu filho se queixe dizendo estar doente ou que está com dor de barriga e inclusive que vomite. Nestes casos assegure-se de que não está doente. Se tem dúvidas coloque-lhe o termômetro. Se não tem febre, o certo é que vá ao colégio.

B – MEDO AOS EXAMES. Todos ficamos nervosos ante os exames. De fato, um certo nervosismo faz com que nosso rendimento aumente. Certamente, uma ansiedade exagerada é a razão principal pela qual muitas crianças apresentam um rendimento baixo nos exames.

Uma condição importante para o êxito nos exames é o estabelecimento: Deve fazer seu filho ver que o estudo antes de um exame se parece ao treinamento para uma prova esportiva: quanto mais cedo começar mais possibilidades de êxito terá.

Deve, pois, ajudar-lhe a estabelecer o estudo de forma que possa realizá-lo em sessões curtas e regulares distribuídas ao longo de vários dias, em lugar de “estudos bitolados” dois dias antes do exame.

Tal objetivo convém fazê-lo por escrito em um horário ou plano a colocar no quarto onde habitualmente estuda. Cada dia deverá ir registrando graficamente seus progressos. Isto aumentará sua motivação e confiança diminuindo, portanto, sua ansiedade.

Premie seu esforço durante estes dias e apoie com mil detalhes: preparando-lhe o lanche ou fazendo pequenas visitas.

Não permita que sua ansiedade ante os exames lhes contagie. Deve oferecer-lhe serenidade e facilitar-lhe um ambiente propício para o estudo. Uni-lo com os irmãos para ajudar-lhe a estudar.

Para diminuir sua ansiedade ante a situação de exame pode ajudar-lhe fazendo pequenas provas em casa. Deve assegurar-se de que a princípio as provas são o suficientemente fáceis para que possa ter êxito. Quando se sentir seguro vá incrementando progressivamente a dificuldade das provas. Pode, também, treinar seu filho a praticar o relaxamento enquanto se imagina na sala de aula no dia do exame fazendo uma prova.

É também fundamental que ensine a distribuir o tempo durante a realização das provas. Faça ver que é melhor tentar responder a todas as perguntas do exame que desenvolver muito bem apenas uma ou duas. Assegure-se de que faça ao exame com um relógio e aconselhe-lhe que controle o tempo com frequência.

Ensine-lhe a dedicar tempo à leitura dos enunciados. Este tempo é crucial para o êxito no exame. Também, antes de colocar-se a escrever deverá destacar um tempo a cada uma das perguntas e antes de começar a escrever ensine-lhe a fazer um pequeno esquema ou ideograma das idéias a desenvolver. Lhe ajudará centrar e lembrar-se e além disso, se não der tempo de terminá-lo, ao menos poderá apresentar o esquema de cada pergunta.

Aconselhe-lhe que reserve um tempo, também, a repassar cada uma das questões.

Se não souber responder ou não entender alguma pergunta, ensine-lhe a manter a calma e passar à seguinte aplicando as técnicas de relaxamento de que falamos anteriormente. 
Depois do exame convém não entrar em discussões sobre o mesmo. O melhor conselho é esquecer um exame uma vez realizado e concentrar-se no seguinte.

C – ANSIEDADE ANTE OS DEBATES. A partir dos 6 anos é comum que seu filho comece a trazer deveres para casa e o cumpri-los pode originar-lhe uma considerável dose de ansiedade.

A maioria dos educadores coincidem em que os deveres são importantes para consolidar os conhecimentos adquiridos na classe e para desenvolver no aluno o hábito de estudo e a capacidade para trabalhar de forma independente

É importante que seu filho tenha um horário e se habitue a fazer seus deveres no mesmo lugar e a mesma hora todos os dias. Não permita que seu filho veja televisão antes de fazer os deveres. A televisão reduz sua capacidade de atenção e concentração. Motive-lhe para que não queira vê-la.

Criar um ambiente de estudo é fundamental para evitar as distrações. Enquanto que seu filho está fazendo os deveres procure ler ou realizar uma atividade que não lhe distraia. Se sua mãe está falando pelo telefone ou seu pai vendo o futebol é difícil que ele se concentre.

A princípio convém que comprove com ele, e lhe assegure de que compreende as atividades a realizar enquanto chega do colégio. Desta forma evitará o susto de última hora como a falta de um material quando já fecharam a livraria. 

OS PAIS DEVEM ESTAR DISPONÍVEIS MAS SEM 
RESOLVER-LHE TODOS OS PROBLEMAS

Enquanto trabalha não é conveniente que esteja com ele. É importante que esteja a sua disposição durante o momento dos deveres para ajudar-lhe a resolver suas dúvidas.

Enquanto lhe ajuda, permaneça tranquilo e paciente, ainda que seu filho se engane. E não lhe dê todas as respostas. Invente problemas similares que lhe sirvam de exemplo sobre a melhor forma de encontra por si próprio as respostas.

D – ANSIEDADE ANTE A MATEMÁTICA. Dentre as avaliações escolares a matemática é a que origina maiores níveis de ansiedade nas crianças. Muitos se consideram incapazes para a matemática e reprovam sem remédio não por falta de capacidade, mas como consequência de sua ansiedade.

Se seu filho tem dificuldades com a aritmética, certamente detestará esta avaliação e poderá ficar nervoso e inseguro cada vez que tiver que enfrentá-la esta ansiedade costuma estar acompanhada de sentimentos de desvalorização e falta de auto-estima: “jamais as entenderei, nunca será capaz”.

Quando se produz esta ansiedade, a criança costuma reagir colocando em andamento uma série de mecanismos de defesa como o convite: negando-lhe a tentar resolver o problema, “não sou capaz”, ou tentando fazê-lo o mais rápido possível para fugir rapidamente da situação, com o qual cometerá erros frequentes.

Se seu filho se queixa de que não entende a matemática, não o console com o (lembrando talvez sua própria experiência) pois unicamente reforçará a imagem negativa que seu filho tem de si próprio. Pelo contrário inspire-lhe confiança em si mesmo e proporcione-lhe uma ajuda prática para resolver seu problema.

Antes de tentar ajudar-lhe faça, primeiro, seus próprios deveres: estude o tema e pratique-o em particular. Se improvisar é possível que não saiba resolvê-lo com o qual seu filho se sentirá mais ansioso ao pensar: “se mamãe não foi capaz, como eu vou ser?

OBSERVE COMO SEU FILHO TRABALHA

Revise com regularidade o trabalho de seu filho fixando-se não apenas em suas respostas, mas também nos procedimentos seguintes para chegar a essas repostas. Averigúe se existem lacunas em seu conhecimentos básicos que lhe impeçam de progredir, e ajude-lhe a recuperá-las. Analise a forma em que seu filho estabelece os problemas e faça-o ver os possíveis erros que comete no procedimento de sua resolução. Facilite-lhe a pratica necessária para resolver essas deficiências concretas. Pesquise, também, se existem erros de conceito que deva reparar.

Não se mostre ansioso nem crítico. Mantenha-se amigável e estimule-lhe em todo momento. Estabeleça-lhe questões que esteja certo que seja possível utilidade da matemática em sua vida real estabelecendo-lhe questões de tipo prático. Isto aumentará sua segurança e motivação. 
UM PLANO DE AÇÃO PARA MARTA

1 – SITUAÇÃO:

Marta tem 8 anos e, como se descreveu no início do capítulo, apresenta sintomas de ansiedade que parecem originados pelo stress que supôs a mudança de domicilio, de colégio e a necessidade de fazer frente a esta situação. Neste Plano de Ação nos centraremos em seu comportamento escolar. 

2 – OBJETIVOS:

GERAL: Melhorar sua adaptação escolar e seu medo a enfrentar-se a situações novas.

3 – MEIOS:

- Sua mãe dedicará tempo para conversar com ela e, em especial, a escutá-la para averiguar o que é que lhe produz ansiedade. Levará também um pequeno diário no qual anotará as ocasiões em que Marta mostra sinais de ansiedade.

- Carmem e Fernando conversarão com frequência com a tutora de Marta. Se colocarão de acordo para juntos fazer Planos de Ação que estimula a Marta.

- Averiguarão se outras meninas estão intimidando.

- Lhe ensinarão algumas técnicas de relaxamento quando sente que lhe dói a barriga ou vai vomitar. Se o fizer, não lhe darão muita importância e insistirão que vá ao colégio.

- Lhe sugerirão que convide para passear com eles alguma amiga do colégio com a qual se sinta à vontade.

4 – MOTIVAÇÃO:

- Fernando falará com Marta e lhe contará como ele era quando criança, também teve que mudar-se de cidade e os problemas que teve. Lhe tranquilizará dizendo que com o tempo passará.

- Elogiarão cada pequeno progresso de Marta. Procurarão coisas em que ela se destaca (por exemplo, o desenho) e se reforçarão.

- Carmem procurará ser menos perfeccionista: elogiar seus êxitos e restará importância a suas falhas. 

5 – DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS:

Carmem levou a cabo o registro com o diário durante um mês. Ao analisá-lo comprovou que Marta se mostrava especialmente irritada e ansiosa os dias que tinha aula de inglês.

Falando com ele e com sua tutora descobriu que seu nível de inglês é muito inferior ao da classe, já que Marta vinha de um colégio onde apenas aprendia inglês costumava castigar-lhe pensando que o problema era que não prestava atenção. 
Carmem e Fernando conversaram com a professora de inglês e esclareceram a situação. Desde então estabeleceu-lhe um programa personalizado para ela se sinta capaz de realizar e tudo melhorou.

Quanto aos óculos, falaram com Marta e fizeram ver que as pessoas que necessitam meter-se com outras é porque elas mesmas estão complexadas. Deve sentir pena em lugar de temê-las. Além disso, marcaram uma visita ao oftalmologista para estudar a possibilidade de usar lentes.

Trouxe uma menina em casa várias ocasiões e ultimamente mostra mais interesse por conhecer as meninas de sua cidade.

A Vantagem de VoCês é que só pegaram o que interessa mas eu AMO LER. BJKS





Carmem e Fernando estão contentes. Acreditam que souberam, com a ajuda de Mércia, enfrentar a situação ainda que são conscientes de que todavia lhes resta muito caminho a recorrer.


Questionário de D. Lewis para detectar ansiedade

 Fonte: Livro “Como resolver situações cotidianas de seus filhos de 6 a 12 anos”


TERESA ARTOLA GONZÁLEZ é doutora em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Educação Familiar pelo E.I.E.S (Educational Institute of Educational Sciences). Desenvolve um amplo trabalho de pesquisa docente no campo da Psicologia Infantil e é professora da Escola Universitária Européia da Educação de Fomento de Centros de Ensino. É autora de diversas publicações, em sua maior parte dedicadas aos problemas de aprendizagem, sua avaliação e tratamento.

Nenhum comentário: