sábado, 6 de março de 2010

MÉTODOS PARA REDUZIR A VONTADE POR DOCES. ELES FUNCIONAM? ESPECIALISTAS COMENTAM TÉCNICAS COMO BALAS, FITOTERÁPICOS E CHÁS...

Tem quem não sinta aquela sensação de prazer depois de comer um suculento brigadeiro? E a felicidade que sentimos depois de devorar a sobremesa logo depois do almoço? Difícil não é? (É Natural, ela só será digamos, descontrolada se o nosso organismo tiver falta de Nutrientes, se tivermos os sais minerais e vitaminas equilibrados, não há desejos incontroláveis de comida de espécie nenhuma)

O fato é que embora a vontade de comer doces seja normal e até saudável em todos nós, em algumas pessoas, ela se apresenta mais constante e até de forma incontrolável,
(É quando passa a servir de aviso de que, algo em nós está errado e é sempre uma insuficiência)fazendo com que os ataques à geladeira e o consumo de açúcar comprometam a saúde, favorecendo o desenvolvimento de doenças como a obesidade e com ela todas as mazelas que dela advêm, Diabetes, hipertensão, problemas circulatórios riscos de ACV, etc. etc. etc.. 

Mas, será que é possível segurar o desejo pelo açúcar? O cardápio pode ajudar nesta missão? O MinhaVida consultou um time de especialistas para esclarecer as dúvidas sobre o assunto: a psicóloga Patricia Spada, a nutricionista do Centro de Diabetes da Unifesp, Paula Cristina da Costa, e os fitoterapeutas Maurício Pupo e Marcia Telles. 
Por que a vontade de comer doces é mais forte em algumas pessoas do que em outras?
A vontade de comer doces está diretamente ligada ao aumento da produção de serotonina, um hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Quando estamos tristes ou os níveis deste hormônio estão em baixa em nosso organismo, sentimos vontade de comer alimentos doces: (Olhem o meu grupo depressão) Não vou contar aqui mas pelos padrões dos por mim chamados “oportunistas de plantão”, tenho todas as razões do Mundo para estar deprimido, e pela lógica desses mesmos senhores, isso devia ser um quadro em andamento evolutivo, há 3 meses. Acreditem: EU NÃO DEPRIMO.

"É por que açúcar estimula a produção de serotonina no organismo, por isso comemos mais guloseimas quando estamos tristes", explica Patrícia Spada. "O organismo de uma pessoa que tem mais dificuldade de lidar com as emoções sofre mais alterações nas taxas de liberação de
 (Como eu sempre digo, vc tem em si as condições totais para resolver esse tipo de problema, eles viram e mexem mas acabam sempe se entregando) (Ou seja, Nutra-se devidamente e aprenda a lidar com suas emoções). Tenho o prazer de Informar a todas as nossas Amigas, que entrou no nosso Grupo Hoje, uma pessoa que não sei se terá tempo para falar disso, mas ela é praticante de uma arte que ajuda muito em tudo isso é uma arte Milenar que trata do EQUILÍBRIO a YOGA, não vou identificá-la aqui, pois não sei se ela quer colaborar, ou melhor se ela tem, para isso tempo)serotonina, o que faz com que seu organismo sinta maior necessidade de repor as doses do hormônio, daí o fato de algumas pessoas sentirem mais vontade de comer doces do que outras", diz a psicóloga. 

Bala de colágeno controla a compulsão por doce?
Rica em proteína, a bala também tem em sua composição o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. As substâncias da bala também têm o poder de fazer com que o corpo produza um hormônio chamado PYY, que manda uma mensagem ao cérebro, dando a sensação de saciedade, podendo ajudar a controlar a gula por doces. (Bem enviar para o cérebro a instrução de saciedade todos nós podemos fazer, fazendo algo que eu não faço e nunca gostei, mas isso pode ser feito mascando chicletes por exemplo. Tudo o que precisa ser feito para informar ao cérebro que estamos saciados é mastigar, por 20 minutos, após este tempo ele terá a informação)

"Ela ajuda a regular os neurotransmissores responsáveis pela vontade de comer doces", explica a fitoterapeuta Marcia Telles. "Porém, seu consumo deve ser receitado por um especialista". (Ou seja, o Melhor é não usar)
A garcínia diminui a vontade por doces?
Esta planta carrega doses de uma substância chamada de ácido hidroxicitrato (AHC), considerado um redutor natural de apetite (semelhante ao ácido encontrado no limão e na laranja). (Eu não uso)

"Ele controla a vontade de comer doces ao promover uma maior síntese de glicogênio, ou seja, quando as reservas de glicogênio estão altas, os receptores do açúcar no fígado são estimulados e enviam um sinal de saciedade ao cérebro", explica Marcia Telles.
 (Já Comentei isto)

Por outro lado, o AHC também tem a capacidade de estimular a liberação da serotonina, que desperta dá a mesma sensação de prazer que o doce nos proporciona. A garcínia pode ser consumida em forma de chá ou cápsulas. 
Gotas de cacau funciona para reduzir a vontade por doces?
O produto, que se assemelha a gotinhas de chocolate, promete reduzir a compulsão por doces e gorduras. É composto por 50% de cacau orgânico, por Cromo, mineral que equilibra os níveis de açúcar no sangue, evitando os picos de fome, e por cafeína, um estimulante que ativa o metabolismo.

"Ele não tem açúcar na sua composição, podendo ser usado por diabéticos, desde que seja prescrito pelo endocrinologista", afirma o fitoterapeuta Maurício Pupo, responsável pelo desenvolvimento do produto. "O ideal é consumir apenas três unidades, por dia, na hora da gula". Por enquanto, é encontrado apenas nas farmácias de manipulação. O custo da caixa com 60 unidades é de R$ 80, em média. 
Dieta do bem!
A nutricionista da Unifesp Paula Cristina da Costa explica que existem alimentos que ajudam a diminuir a vontade de comer doces e diminuem a ansiedade, já que possuem propriedades que agem nos níveis de açúcar do sangue e são ricos em substâncias como o triptofano, que agem na produção de hormônios como a serotonina, responsável pela sensação de prazer que os doces causam, por isso devemos incluí-los em nossas refeições. 

São eles: aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral, castanha do Pará. " É preciso cuidado com os excessos de doce no organismo, pois, uma vez desregulado seu processamento, torna-se difícil ajustá-lo na mesma medida de novo. Doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, e principalmente a obesidade estão diretamente ligadas ao consumo de doces?, explica a nutricionista Paula Cristina da Costa, da Unifesp. 
Dicas para diminuir a vontade por doces
1) Você já tentou identificar quais as situações que a (o) levam a comer doces? "Pense honestamente e tente agir contra a causa", diz a psicóloga Patricia Spada. 

2) Quais são os seus doces preferidos? São sempre os mesmos ou você "elege" alguns de acordo com a fase em que está? "Preste atenção nisso, pois variar o gosto de acordo com a época é mais um indício de que você está se deixando levar por algum outro problema emocional que culmina na gula por doces", diz a psicóloga. 

3) Se você é mulher, percebe que no período pré-menstrual este desejo aumenta? "Se sim, peça ajuda a seu ginecologista ou a um endocrinologista de confiança. Geralmente as mulheres sofrem mais nesta fase em função das alterações naturais de hormônio", explica Patrícia Spada.  
4) Você come quando está nervoso (a) ou se sentindo sozinho (a)? "Cuidado, isso pode virar um vício. Que tal controlar a ansiedade e o nervosismo com alguma atividade física como ioga, por exemplo", sugere Patricia. 

5) Vale lembrar que se não está conseguindo dar conta de se controlar, procure alguém da área de psicologia. Poderá ajudar bastante! 

Meu Comentário:

Vou ser bem mais prático e mantenho a publicação
porque assim Vocês terão algo para estabelecer comparativos e até, se quiserem
discutir.



Na Verdade, uma boa alimentação, A ingestão de água correta, a suplementação vitamínica adequada, O EXERCÍCIO físico diário. E não haverá compulsão por coisa nenhuma nem mesmo doces. O resto é conteúdo para encher paginas de revista, e fazer propaganda de médicos e coadjuvantes.


Um comentário:

LiFe AiNt EaSy disse...

Oi Rui. Muitas das coisas que aqui li encontrei no Livro YOU on a diet. Gosto desse livro já leu?
Encontrei o pao com 9 sementes, é bom, mas eu gosto td que é pão...lol

Beijocas e bom fim de semana!