domingo, 24 de agosto de 2008

A Importância da Hidratação Correta

Embora freqüentemente não se pense na água como um nutriente, a nossa sobrevivência depende mais desse líquido do que qualquer outro substrato energético que possamos ingerir. Bastam 5 dias sem a mesma, para o organismo humano se extinguir.
Enquanto seres humanos podemos viver meses sem alimento, porém apenas dias sem a ingestão de água; ou seja; beber água é obrigatório à saúde.
A falta deste precioso nutriente, durante, um exercício intensivo, sono, ou
calor extremo, pode causar um problema de desidratação, que pode ocorrer
repentinamente, e causar um serio perigo.

Quando o organismo atinge a desidratação, este sofre de um desequilíbrio
de eletrólitos, que podem provocar cãibras nos músculos. Para prevenir
tal situação, o praticante devera' assegurar-se que se encontra
perfeitamente hidratado, antes e durante o exercício.

Nunca se deve esperar, a sede, ou vontade de beber, de fato, e' possível
que o organismo desidrate antes disso.
A mínima variância, de concentração de água, pode afetar o organismo. 3% de perca de água podem dificultar uma sessão de exercício de resistência (aeróbica, corrida, etc.), 5% de perca,podem reduzir a forca e resistência muscular, 10% podem provocar a morte.

A ingestão de água está ligada a dissolver a maioria das substâncias que ingerimos ou produzimos (eliminar toxinas), transportar substancias orgânicas, (principalmente o oxigênio), regular a temperatura corporal, lubrificar as articulações, aumentar a saciedade precoce reduzindo o apetite (coadjuvante em dietas de emagrecimento, uma vez que não possui caloria nem gordura).

Daí dizer, ser um erro beber água apenas quando se tem sede. Fatores como boca seca, mal estar, diminuição da produção salivar e respiração vigorosa pela boca são sinais de que o corpo evidencia que a reposição deve ser imediata.

Pequenas perdas de líquido não repostas, podem prejudicar o desempenho diminuindo a capacidade de trabalho, aumentando a temperatura corpórea e os batimentos cardíacos.

Grandes perdas podem levar o indivíduo à exaustão, provocando câimbras musculares, desidratação, alucinações, insolação e até morte.

Quando beber

Sentir sede é um dispositivo falível que nos impede de ficar severamente desidratados.

A falta de sede mascarada encobre a necessidade real de ingestão.
Sedentários, esportistas ou atletas devem se preocupar em beber água antes de começar a sentir sede.

A reposição é necessária em: dietas hiperprotéicas (ricas em proteínas) ou hipersódicas (ricas em sal), prática de atividade física, ambientes quente, frio, seco, ou movidos a ar condicionado (baixa umidade), uso de bronzeamento artificial, demasiada exposição ao sol e doença.


Retenção de Água no Organismo


O sódio, é um dos principais compostos que favorece a retenção da água
no organismo. E, de fato, beber menos água, não é como se poderia ser
levado a pensar, a solução do problema. Quanto menor for o nível de
ingestão de água no organismo, menor será a capacidade de eliminar do
corpo a presença excessiva de sódio.


Se um individuo, após ter ingerido uma determinada quantidade de comidas
salgadas ou com elevada concentração de sódio, não compensar o organismo
com a presença de água, o corpo irá extrair dos intestinos, a água
necessária para a dissolução do sódio.

Quando o nível de sódio aumenta significativamente (após a ingestão de
alimentos ricos em sódio, por ex.), o cérebro é alertado, e este dá
inicio a produção de um hormônio antidiurética. Este hormônio favorece
a retenção da água no corpo humano, da água ingerida, e simultaneamente
permite que o sódio, passe para a urina, para que finalmente o seu
excesso seja eliminado do organismo.

Quanto Beber

Em condições normais, o volume de água do organismo é constante, estabelecendo-se um equilíbrio entre a quantidade de água ingerida e aquela eliminada pela urina (1,5l), pulmões (900ml), fezes (100ml), pele (50ml) e oxidação de substratos energéticos como, por exemplo: carboidrato- cada grama de glicogênio muscular é armazenado com aproximadamente 3 a 4g de água, que é liberada durante a glicogenólise (quebra do glicogênio para produção de energia (250ml).

Portanto, ao invés dos conhecidos 8 copos de água temos 11 copos; ou melhor, 2800ml de líquido eliminados diariamente em 24Hs. Logo, a água que entrar no organismo deverá corresponder ao mesmo valor, o que vale dizer a ingestão média de 2500ml (2,5l) de água por dia (em média 1 copo a cada uma hora e meia).

Vale dizer que a ingestão deverá começar em jejum, incluindo a sua ingestão de meia hora antes das principais refeições ou uma após, pois é notório que os líquidos ao diluírem o suco gástrico baixam o pH (potencial de hidrogênio- teor ácido) dificultando a ação da enzima (pepsina) no mecanismo da digestão protéica (proteínas).

O aconselhável é que essa ingestão adequada e regular deve ser incrementada principalmente nos intervalos entre as refeições.

Como Beber

Antes do exercício - 1cp de 300ml 10-20 minutos.
Durante - 250ml a cada 15-20 minutos*
Depois - reidratação adicional logo após o exercício e principalmente nos intervalos das refeições.
*As perdas exatas durante o exercício devem ser monitorizadas pelo peso do corpo (pesar-se antes e depois revertendo a perda em Kg para o equivalente em ml de água) e pela cor da urina (urina clara- boa hidratação, urina escura- desidratação).
Quanto ao uso dos isotônicos, indica-se apenas em eventos que durem mais de 4Hs, particularmente quando as condições ambientais forem quentes e úmidas.
Em eventos com duração inferior a quatro horas recomenda-se apenas a ingestão de água.
Dicas

• Evite cafeína durante e imediatamente após o exercício - é diurética e desidrata;
• Não tome bebidas carbonadas (refrigerantes) uma hora antes ou depois dos exercícios- o ácido fosfórico contido na soda dissolve o cálcio que pode debilitar a massa muscular e enfraquecer os ossos; concorrem para a diminuição da vitamina B1 essencial para o metabolismo dos glicídios (carboidratos); além de condicionar a um aumento da câmara aérea gástrica (estômago) prejudicando sensivelmente a expansão respiratória pela elevação da cúpula diafragmática.
• Álcool - deve ser consumido com moderação para evitar prejuízo metabólico - diminui o trabalho muscular, aumenta a desidratação/diurese e depleçãode nutrientes.
• Aumentar a ingestão de cromo e zinco da dieta perdidos através do suor são encontrados no fígado, ostra, frutas, leguminosas secas, nozes entre outros.
• Não beba água imediatamente após das refeições, espere de 30 a 45 no mínimo para as vitaminas da comida serem melhor absorvidas pelo organismo.

Fonte: Revista Muscle Inform, Dra. Nutricionista Elisabete Russo.

A Importância da Água e da Fibra Alimentar



Nada Mais estou Fazendo que trazendo para a Frente Postagens que, tanto eu Como a Carol fizemos em nossos Blogs. Click e Leia.
SUCESSO Bjs

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A Água que Cura

Água que Cura


Estudos preliminares indicam que em 80% das pessoas, beber de 8 a 10 copos de água por dia, pode aliviar significativamente muitas indisposições:(e eu tenho motivos para continuar insistindo Beba 1 litro para cada 25 kgrs de peso e controle a ingestão pela cor da urina " a urina humana é incolor").

Cura 1: Elimina os anti-ácidos e cura a acidêz estomacal.

A acidez estomacal ou azia pode ser um sinal de falta de água na parte superior do trato gastrointestinal. Este é um sinal importante de sede, que o corpo humano emite.
A ingestão de anti-ácidos ou comprimidos contra a acidez estomacal não corrige a desidratacão e o corpo continua sofrendo por falta de água no organismo.
Tragédia: Ao não reconhecer que a acidez estomacal é um sinal de desidratação e ao tratá-la por meio de anti-ácidos, com o tempo, poderão ocorrer inflamações estomacais no duodeno, hérnias hiatais, úlceras e eventualmente câncer no trato gastrointestinal ou no pâncreas e fígado.

Cura 2: A água pode prevenir e curar a artritis.

Dor reumática das articulações – A ocorrência de artritis pode ser um sinal de falta de água nas articulações. Pode afetar tanto aos jovens como aos adultos. O uso de analgésicos não resolve o problema e a enfermidade prosseguirá.
Tomar agua pode aliviar a dor ou resolver este problema.

Cura 3: Dores lombares.

A dor nas costas e a artritis paraslisante da espinha dorsal podem ser sinais de falta de água nos discos da espinha dorsal – os amortecedores que suportam o peso do corpo. Estas moléstias devem ser tratadas com o aumento de água a ser ingerida diariamente.
Tragédia: Ao não reconhcer que a dor nas costas é um sintoma de desidratação das articulações e ao tratá-la com analgésicos, massagens, acupuntura e eventualmente cirurgia, com o passar do tempo, isto provocará osteoporose e quando as células das cartilagens das articulações vierem a eventualmente morrer e causarem uma deformação na espinha dorsal, poderá até haver incapacidade física dos membros inferiores.

Cura 4: Angina.

Dor no peito - angina de peito – pode ser um sinal de falta de água no organismo entre o eixo do coração e dos pulmões.
Este sintoma deve ser tratado bebendo-se maior quantidade de água, até que o paciente já não tenha dor e sem tomar medicamentos. É prudente se providenciar supervisão médica, no entanto, ao aumentar-se a quantidade de água ingerida, pode-se curar a angina de peito.

Cura 5: Enxaqueca.

A enxaqueca pode ser um sintoma de falta de água requerida no cérebro e olhos e pode ser evitada ao se impedir a desidaratação do corpo. Este tipo particular de desidratação eventualmente ocasiona uma inflamação na parte posterior dos olhos e possivelmente uma diminuição ou perda de visão.

Cura 6: Colite.

A colite é um sinal de falta de água no intestino grosso. Associa-se com a prisão de ventre ou constipação, devido à constrição do excesso de água que também se exerce sobre os escrementos, que por sua vez perdem a lubrificação fornecida pela água.
Tragédia: Ao não se reconhecer a dor da colite como um sinal de falta de água, provocar-se- á uma condição de constipação persistente que resultará na compactacão das fezes, que por sua vez poderão causar vertículos, pólipos e hemorróidas, e aumentar a possibilidade de se contrair câncer do cólon e do reto.

Cura 7: Asma.

A asma afeta milhões de crianças e mata milhares delas a cada ano. É uma complicação da desidratação do corpo, causada por falha no programa de admistração da hidratação no organismo.
Obstrui-se a passagem livre de ar e impede-se a eliminação de água do corpo em forma de vapor – o bafo.
O aumento do consumo de água evita os ataques de asma.
Tragédia: Ao não se reconhecer a asma como um indicador de falta de água quando as crianças estão na fase de desenvolvimento, não somente muitos deles morrem, como também se provocará danos irreversíveis nas crianças asmáticas sobreviventes.

Cura 8: Pressão Alta.

A hipertensão é um estado de adaptação do corpo a uma desidratação geral quando as células dos vasos sanguíneos não obtém a quantidade de água suficiente. Como parte do mecanismo de osmose inversa, quando a água do soro é filtrada e injetada nas células importantes através de poros diminutos existentes em suas mebranas, é requerida uma pressão extra para o “processo de injeção”, tal como acontece quando se injeta o “soro” nos hospitais para re-hidratar milhões de células. Beber água, compensará a pressão e fará a mesma voltar à normalidade.
Tragédia: Ao não reconhecer que a hipertenssão arterial é um dos indicadores da desidratação corporal e tratar por meio de diuréticos que desidratarão o corpo ainda mais, trará como consequencia posterior, um bloqueio das artérias do coração e das artérias que vão até o cérebro pela ação do colesterol. Esta condição provocará ataques do coração, pequenos infartos massivos cerebrais que poderão paralizar alguma parte do corpo. Também podem causar falhas no funcionamento dos rins e danos neurológicos como a doença de Alzheimer.

Cura 9: Diabetes Tipo II ou de Adultos.

A diabetes dos adultos é outra causa provável devida à desidratação do corpo. Ao se manter uma quantidade adequada de água na circulação, incluindo-se as necessidades prioritárias do cérebro, a secreção de insulina se inibe para impedir a entrada de água nas células do corpo. Nos diabéticos somente algumas células obtém suficiente água para sobreviver. Beber água reverte a diabetes adulta para as etapas iniciais.
Tragédia: Ao não reconhecer que a diabetes adulta é uma complicação causada por desidratação, com o tempo, poderá haver danos massivos nas células sanguíneas de todo o corpo. Isto pode provocar mais tarde a perda dos dedos dos pés, das pernas por gangrena e causar a cegueira.

Cura 10: Colesterol no sangue.

Os altos níveis de colesterol são indicadores de uma desidratação corporal prematura. O colesterol é um material argiloso que se adere entre os espaços de algumas membranas celulares, para impedir que estas percam sua humidade vital pela pressão osmótica mais forte do sangue que circula nas áreas vizinhas.
O colestrol, além de ser utilizado na fabricação das membranas das células nervosas e de hormônios, também atua como un “escudo” contra a demanda de água de outras células vitais que normalmente trocam água através de suas membranas celulares.

Outras curas:

A depressão, a perda de libido, a fadiga crônica, o lupus, a esclerose múltipla, a distrofia muscular. Todas estas condições podem ser causadas por desidratação prolongada. Se esta for a causa provável, os sintomas se aliviarão, uma vez que o corpo tenha sido hidratado regularmente.
Nestas condições, o exercício muscular deve ser parte do programa de tratamento.

Agora a pergunta é:

Você está tomando a devida quantidade de água diariamente?

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Aprenda a Limpar o Intestino e a se Livrar da Prisão de Ventre




Aproveite as nossas dicas para acabar com aquele mal-estar. E de quebra, aprenda a manter uma alimentação saudável

Durante as férias de inverno, comemos mais do que deveríamos: as comidas gordurosas parecem mais gostosas ainda, e aquele fondue nunca pareceu tão cremoso e perfeito. Mas existe um problema em ingerir comidas calóricas. Além de você ganhar uns quilinhos, o seu estômago fica pesado e isso dificulta a digestão dos alimentos.

Mas sem estresse. Não precisa de medidas drásticas. Uma desintoxicação alimentar te ajuda a se sentir melhor e sem os gazes e mal-estar típicos. Não tem mistério para fazer essa limpeza e é mais fácil do que você pensa. Existe apenas alguns segredinhos Um deles seria ingerir tomate, caqui, melancia que são desintoxicantes.

“Consuma alimentos com muita fibra.Sem esquecer que, a fibra necessita de água, a mesma fibra que fará o intestino funcionar com a ingestão adequada de água, Tranca ele por falta. Cuidado. Além de folhas verdes, frutas e verduras. Procure beber água corretamente durante todo o dia para fazer a limpeza do intestino. É preciso restringir a ingestão de carnes, alimentos farináceos e alimentos à base de leite”. recomenda a nutricionista Carolina Paiva de Freitas, do Santorini Spa, em São Paulo.

A desintoxicação é benéfica para o organismo e todos deveriam fazê-la a cada três meses. Mas existe um medo comum entre as pessoas antes de começarem a limpeza: com pouca carne, carboidratos e leite, será que o nosso intestino vai funcionar corretamente?

Para não precisar desistir da limpeza. A nutricionista Carolina preparou algumas dicas:

- Todo a noite coloque de molho em 1/2 copo de água 1 colher (sopa) de linhaça. E tome pela manhã em jejum;
- No café da manhã coma mamão com semente (sem mastigá-la);
- Adicione ao seu iogurte frutas secas (como ameixa) e 2 colheres (sopa) de farelo de trigo ou granola;
- Prefira pão integral ao pão branco;
- Coma maçã, pêra ou damasco seco, com casca, entre as refeições;
- Comece sempre as refeições (almoço e jantar) com saladas cruas, principalmente salada de couve e repolho;
- Substitua arroz branco pelo integral;
- Beba muita água (6 a 8 copos por dia), que ajuda a formar o bolo fecal;
- Evite alimentos como carne vermelha, queijo, açúcar, goiaba, pão branco, refrigerante, e brócolis que podem provocar prisão de ventre.

Segundo a especialista, não existe nenhuma restrição para fazer a desintoxicação, de forma que seja feita com moderação. “Qualquer um pode fazer a limpeza intestinal, mas não pode ser feita para sempre, pois o organismo necessita de outros alimentos. Os únicos a quem eu não recomendo são as pessoas com câncer de intestino.”

Após sentir que você está desintoxicado, não vá abusar nos mesmo alimentos novamente. Tudo pode ser ingerido, desde que seja com bom senso. Carolina recomenda continuar fazer uma alimentação saudável, pois isso mantém o intestino funcionando corretamente e previne a necessidade de outra limpeza.


Dicas para manter uma alimentação saudável

- Beba muita água entre as refeições, pois esta atua sobre o sistema digestivo melhorando a função renal, reduzindo o apetite e assegurando uma excelente hidratação da pele;
- Não prive-se dos doces, mas consuma-os com moderação. Consuma preferencialmente frutas no lugar;
- Consuma carnes vermelhas no máximo duas vezes por semana, dando preferência para carnes brancas e magras;
- Faça de 5 a 6 refeições por dia com intervalos de três horas, para acelerar o metabolismo;
- Inicie as refeições sempre com salada crua e só depois parta para os pratos quentes;
- Coma de tudo mas em quantidades moderadas e porções pequenas.

BEM PESSOALMETE E SEM O INTUIUTO DE FAZER NENHUM TIPO DE PUBLICIDADE PREFIRO USAR OS SUPLEMENTOS DE FIBRAS DA HERBALIFE. Eles conseguem me manter o organismo em orgem, com bom funcionamento e não me impõem nenhum tipo de restrição. Mas isto é uma Opinião Pessoal.