quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vamos envelhecer com saúde e peso certo?

Não consigo perder os quilinhos 'extras', será que tenho problema?" Esse é o dilema de grande parte das mulheres quando se olham no espelho e percebem que estão acima do peso. O que fazer, então, para eliminar essa gordurinha incômoda?

Sabemos que com o avançar da idade é mais fácil engordar. Uma pessoa de 30 a 60 anos, por exemplo, aumenta em média um quilo por ano e elimina meio de massa muscular no mesmo período. Aliás, entre 25 e 50 anos é possível diminuir 10% do peso em músculos e com 80, a perda é de 30%. Sim, como o metabolismo se modifica com o decorrer dos anos não adianta encarar regimes milagrosos que prometem "enxugar" mais de um quilo por semana; a partir disso será perda de músculo.

Para confirmar esta teoria é fácil: estudos mostram que um bebê tem o metabolismo quatro vezes maior que uma pessoa da terceira idade (acima de 60 anos) e o dobro de uma de 30. Um alerta: o jornal científico New England em 2008 demonstrou que há diminuição na expectativa de vida devido à obesidade, que causa morte direta e indiretamente, em cerca de 400 mil pessoas por ano.

Operação silhueta enxuta

Vamos lá: para combater a balança, é necessário pelo menos cinco vezes por semana fazer uma caminhada moderada de 30 minutos diariamente.( Se quiser usar, como eu o relógio, são mil metros a cada 10 minutos, menos que isso não vale a pena e é simples). Se a preguiça falar alto, o passômetro ou pedômetro (um aparelho que mede passos) pode ajudar nesta tarefa. Uma pessoa que caminha 10 mil passos por dia é considerada ativa, ou seja, perfaz 6 km e, consequentemente, elimina 400 calorias. Abaixo dos 5 mil passos, é considerada uma pessoa sedentária. Enfim, com a utilização do medidor pode-se aumentar ou diminuir os passos diários, impedindo que se atinja o sedentarismo. Calma lá: há também outras formas de evitar que isso aconteça. Passeie com o cachorro, dance, suba e desça escadas (cada 3 degraus descidos equivalem a um de subida).Nade, reme, ande de bicicleta.

A alimentação também é fundamental. Comer legumes e verduras ajuda o metabolismo natural. Um estudo do periódico Preventing Chronic Disease indica que mulheres que ingerem vegetais e evitam fast-foods emagrecem com saúde sem engordar novamente. Já outra pesquisa recente, publicada no periódico da Academia Norte-Americana de Medicina do Sono, Sleep, relata que pessoas que dormem menos de sete horas por noite podem aumentar 88% do peso, o dormir nos leva a um ouro detalhe. O sono bom é o que nós iniciamos entre 21:30 e 22:30, se vc vai durmir depois das 23hrs, não importa o quanto durma seu sono será deficiente.

Estudos recentes da Joslin Diabetes Center, em Boston, demonstraram que existem adultos que possuem gordura marrom (a boa) na região do pescoço, a mesma encontrada em bebês. E mais: quem tem esse tipo de gordura está protegido contra a obesidade e a diabetes do tipo 2, além de queimar calorias, ao contrário da branca que acumula. Então, mãos à obra, pessoal, vamos adotar todas essas condutas aqui relacionadas e produzir a tal gordura do bem.


LEMBRAN-SE: NADA É IMPOSSIVEL PARA QUEM ACREDITA, VAMOS LÁ COMO ANDAM ESSAS DIETAS?

Nenhum comentário: