quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Prevenir o "ICTUS"

DOR DE CABEÇA - SERÁ?


Tem amnésia temporária, dor de cabeça intensa, dificuldade para ver ou falar, paralisia de um dos lados do corpo... são os sintomas alarmantes do ictus.


Juntamente com o cancro da mama, o ictus é a maior causa de mortalidade feminina. Este tipo de enfarte cerebral pode prevenir-se, tratando a tempo a diabetes, a hipertensão, o excesso de peso, etc.
Embora os sintomas costumem surgir com a menopausa, convém manter-se atenta a partir dos 40.



O ictus, também denominado acidente cerebral vascular ou derrame cerebral, ocorre quando o fluxo normal de sangue que chega ao cérebro diminui ou se interrompe por completo, de modo que as células cerebrais ficam privadas de oxigénio, o que pode danificá-las ou matá-las.



Dependendo das causas, a gravidade e a zona do cérebro afectada, pode provocar amnésia temporária, dor de cabeça intensa, dificuldade para ver ou falar, paralisia de um dos lados do corpo ou mesmo morte.



Sinais de alarme



Se já experimentou vários dos seguintes sintomas em simultâneo, consulte um neurologista para fazer um exame completo:



Confusão: desorientação repentina com dificuldade em pensar e a sensação de ter a mente obnubilada.



Falta de memória: amnésia parcial ou total, esquecendo-se inclusive dos nomes das pessoas mais próximas.



Dificuldade repentina para falar: com dificuldade em articular as palavras e controlar a língua e os lábios.



Visão nublada: perda parcial do campo visual.
Também se pode ter a sensação de tudo à volta estar nublado.



Perda de sensibilidade: sensação de formigueiro nas mãos, pernas ou face, não conseguir fazer força ou falta de controlo motor.



Dor de cabeça intensa e geral.


TIPOS


Dependendo da gravidade do ictus, por um lado, e da razão pela qual não chega sangue suficiente ao cérebro, por outro, podem diferenciar-se dois tipos:



Acidente isquémico transitório: é um ictus breve (normalmente dura menos de 24 horas), que provoca temporariamente os sintomas da falta de irrigação sanguínea no cérebro (confusão, amnésia, dificuldade repentina para falar, dor intensa de cabeça, etc.).
Embora durante este período se possam danificar algumas células, quando se restabelece o fluxo, o cérebro continua a funcionar de forma normal. É um sinal que não deve passar despercebido, e se ocorreu, deverá fazer uma avaliação neurológica completa, cuidar da sua tensão e do stress emocional, para prevenir um acidente mais importante.



Ictus isquémico: quando o fluxo sanguíneo para o cérebro se interrompe pela presença de um coágulo de sangue que obstrui parcial ou totalmente a artéria cerebral.
Se este coágulo se forma mesmo na artéria cerebral, chama-se trombose; se se forma noutra parte do corpo, libertando-se e, na sua viagem pela corrente sanguínea, fica preso numa pequena artéria do cérebro, chama-se embolismo.



Ictus hemorrágico: quando se rompe um vaso sanguíneo no cérebro e o sangue inunda e comprime o tecido cerebral.
Pode ocorrer por dois motivos: porque uma zona da artéria está danificada, acabando por romper-se (aneurisma), ou porque existe uma má formação arterial, ou seja, o vaso não tem a forma e estrutura normais, aumentando as possibilidades que se rompa.



Cerca de 1300 000 pessoas falecem anualmente nos países da União Europeia em consequência do ictus.


Como preveni-lo


Mantenha as suas artérias saudáveis
Fazendo exercício: pôr o corpo em marcha fortalece o sistema vascular, na medida em que tem que trabalhar mais para o aumento da demanda de oxigénio nos músculos, e por sua vez, a contracção destes últimos melhora a circulação.
Andar, nadar e fazer pilates são boas opções, pois são exercícios que se podem fazer em qualquer idade, sem risco de lesão.

Cuide da sua circulação cerebral
Com comprimidos ou extracto de gingko biloba: esta planta original da China contém flavonóides, ginkgólidos e bilóbalidos, vitaminas e minerais que melhoram o transporte do sangue ao cérebro, fortalecem as paredes das veias e das artérias e evitam que as plaquetas sedimentem dentro das mesmas.
Tome dois comprimidos de 460 miligramas de folha de gingko biloba, três vezes ao dia, ou 20 gotas do extracto diluído em água ou infusão, três vezes ao dia.
Alecrim: os seus princípios activos melhoram a circulação. Pode usá-lo seco para condimentar os pratos, e como óleo essencial diluído em óleo de amêndoas doces para fazer massagens regulares na nuca.

Evite a hipertensão
Com um estilo de vida saudável: reduza os quilos a mais, praticando exercício aeróbico regularmente (sobretudo caminhar a passo ligeiro), substitua o sal pelas plantas aromáticas (alecrim, orégão, manjerico, cardomomo, açafrão da Índia, etc.) e mantenha uma actividade semanal saudável que permita desconectar e desfrutar plenamente da vida.

Reduza o stress diário
Sendo organizada e ordenada: planifique os seus dias de modo a que possa satisfazer as suas necessidades de descanso, sem falhar as obrigações familiares e profissionais. Não ultrapasse as horas normais de trabalho, aprenda a dizer "não" em algumas ocasiões e a pedir ajuda, quando necessário.

Equilibre as suas emoções
Tomando florais de Bach: pode ter à mão o "Remedio rescate" para os momentos mais difíceis em que necessite de manter a calma, como quando recebe uma má notícia, sofre alterações dramáticas na sua vida ou algum acidente, etc.
Tome duas gotas quatro vezes ao dia durante uma semana; aplique-as debaixo da língua. Aconselhe-se com um terapeuta sobre a flor ou combinação mais adequadas ao seu caso.

Deixe de fumar
Com terapia auricular: aconselhe-se com um profissional para deixar de fumar com a ajuda dos pontos de acupunctura na orelha e a sua força de vontade. As substâncias tóxicas do tabaco são uma agressão directa ao sistema vascular: provocam inflamação dos vasos sanguíneos, o que estimula a coagulação do sangue, podendo surgir trombos ou embolias nas paredes das artérias.


Evite


As gorduras saturadas: encontram-se nos lacticínios gordos, natas, manteiga, charcutaria, pastelaria industrial, refeições pré-cozinhadas.
O sal: não abuse dos alimentos ricos em sódio, como as azeitonas, os queijos curados, os enchidos, e aqueles aos quais foi acrescentada uma dose elevada deste ingrediente na sua confecção (picles, conservas, etc.).

A hipertensão é o factor de risco mais associado ao ictus ou enfarte cerebral.

Inclua na sua dieta

Gorduras "boas": como as que se encontram nas sementes de girassol, no milho, na soja, nos frutos secos e no peixe azul, pois diminuem a viscosidade do sangue e evitam o acumular de gorduras nas artérias.
Fibra: porque esta substância tem a faculdade de ajudar a impedir a absorção do colesterol e das gorduras.
Potássio: comendo mais verduras e frutas frescas, cereais integrais, levedura de cerveja e legumes, pois, ao contrário do sódio, o potássio ajuda a eliminar os líquidos.
Tome antioxidantes.
Batidos naturais: para desfrutar ao máximo ao mesmo tempo que cuida das suas artérias, batidos com kéfir, leite ou iogurte de soja e fruta fresca, combinando os seguintes ingredientes: arandos vermelhos, morangos, framboesas, amoras, toranja, limão, casca de laranja e abacate.
Comprimidos: é a forma mais cómoda para as pessoas que não têm tempo para escolher cuidadosamente os ingredientes da sua ementa. Opte pelos compostos de vitaminas A, C e E, minerais como o selénio, e a coenzima 10.

Cuidado se tem…

Existem muitas doenças relacionadas com o ictus. Se conseguir controlá-las, reduzirá o risco de sofrer um enfarte ou derrame cerebral.

As mais importantes são:

Hipertensão: a pressão em excesso exercida pelo sangue nas paredes das artérias de forma continuada danifica-as, aumentando quatro a cinco vezes o risco de sofrer um ictus.

Diabetes: os níveis elevados de açúcar no sangue endurecem as artérias de forma que esta doença aumenta o risco de sofrer um ictus.
Além disso, a maioria das pessoas com diabetes tipo 2 também tem hipertensão, níveis elevados de colesterol e obesidade, que são outros factores de risco.

Aterosclerose e arteriosclerose: a primeira é quando se acumula gordura nas paredes das artérias, dificultando a passagem do sangue, e a segunda quando os vasos sanguíneos se endurecem.
Ambas podem provocar um enfarte cerebral, sobretudo se se trata da artéria carótida.

Cardiopatias: as afecções do coração (enfartes, tumores cardíacos, arritmias, fibrilhação auricular, etc.) aumentam de forma considerável os riscos de sofrer de ictus, já que o coração é o motor do sistema circulatório.

Como eu sempre digo - Tudo o que é simples é bom ou tudo o que é bom é Simples. HERBALIFELINE e vc não terá este mal a menos que sua alimentação seja MUITO, MAS MUITO DESREGRADA.

Nenhum comentário: