segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dieta Saudável


O termo dieta é usado popularmente somente para definir uma forma de controlar o peso. Mas na verdade, a palavra refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa pode ter uma dieta específica, seja para emagrecer, manter, engordar (saudável ou não).

O que realmente pode ser caracterizado como dieta para emagrecimento é a dieta restrita em calorias e não simplesmente o termo dieta. Eu Venho focando e alertando há tempo, quando vc restringe calorias, restringe nutrientes, logo isto invariavelmente trás problemas de saúde, então se fizer uma dieta ou melhor uma R.A. (reeducação alimentar) que vai diminuir a ingestão de calorias, e DEVE, suplemente sua alimentação.

Nem sempre uma pessoa que faz dieta para emagrecimento, está tendo uma dieta saudável.(SUPLEMENTE-AS) Isso vai muito além das calorias, a grande importância está na quantidade e variedade dos alimentos que consome.(E nos Nutrientes que ingere e suas quantidades adequadas)

Uma dieta restritiva que não leve em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos para a saúde.TEM COM CERTEZA.

Para realmente ter uma dieta saudável vamos listar alguns pontos:

- Consuma diariamente alimentos de todos os grupos alimentares (cereais, hortaliças, leguminosas, carnes, leite e derivados, frutas);

- O doce e as gorduras devem ser consumidos esporadicamente e sempre com moderação;

- Consuma todos os dias pelo menos 2 porções de frutas;

- Evite o consumo de refrigerantes, mesmo os diet e light, e de bebidas alcoólicas;(ISTO É DISPENSÁVEL SIMPLESMENTE NÃO USE)

- Retire a gordura aparente das carnes e a pele do frango;

- Dê sempre preferência aos alimentos cozidos, grelhados ou assados;

- Faça pelo menos 5 refeições por dia, assim terá uma melhor absorção dos nutrientes;

- Sempre que possível, prefira os cereais integrais como: arroz, pães;

- Modere na quantidade de sal que adiciona nos alimentos;

- Evite o consumo de alimentos industrializados, embutidos e enlatados, pois eles contêm muito sódio;

- Beba Água corretamente ou seja 1 litro para cada 25 Kgrs de peso, Lembre-se a Urina Humana não tem cor nem cheiro, se tiver FALTA ÁGUA;

- Pratique atividade física, nem que seja por somente 30 minutos todos os dias.

Nenhum comentário: