Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CUIDE DE SI MESMA (O)

Auto Cuidado é cuidar-se de si mesmo, buscar quais são as necessidades do corpo e da mente, melhorar o estilo de vida, evitar hábitos nocivos, desenvolver uma alimentação sadia, conhecer e controlar os fatores de risco que levam às doenças, adotar medidas de prevenção de doenças. Todas essas ações visam à melhoria da qualidade de vida.

Representam bem os maus hábitos, o sedentarismo (falta de atividade física), o tabagismo, o alcoolismo, a obesidade, pois todos aumentam a toxicidade do organismo, já que deterioram as artérias, impedindo a boa oxigenação das células do organismo.
Uma dieta saudável significa a ingestão de alimentos que possam ser digeridos com facilidade e que não produzam o depósito de gorduras e açúcares, de preferência usando pouco sal e com uma boa quantidade de líquidos, verduras e frutas.( A forma correta de ingestão de Água, é em média de 1 litro para cada 25 Kgrs de peso corpóreo, mas teste pela urina, a urina humana não tem cor nem cheiro, se tiver falta água)
Quatro grupos básicos de alimentos


Os exercícios físicos favorecem o sono, o apetite, promovem o bom funcionamento dos intestinos, a concentração, ajudam a manter o equilíbrio e a coordenação motora, evitam e reduzem o sobrepeso, aumentam a quantidade cerebral das endorfinas que combatem a depressão, mas não devem ser extenuantes. Caminhadas diárias são as mais recomendadas.
O desenvolvimento de bons hábitos de higiene inclui banhos diários; escovação dos dentes ao acordar e após as refeições, precedida do uso do fio dental; lavar sempre as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro; respeitar o corpo em relação aos horários para se alimentar, descansar e dormir.
Aos idosos, evitar as quedas, devido à maior fragilidade óssea e, muitas vezes conseqüência de um repouso excessivo.
Evitar a exposição ao frio intenso, que favorece o aparecimento de resfriados, gripes, etc.
Bem como, evitar o excesso de sol, principalmente no horário da expansão dos raios infravermelhos (das 11:00 às 15:00 horas – atenção ao horário de verão), hidratando e protegendo a pele com produtos confiáveis.
Sem esquecer que é preciso buscar prazer e felicidade na vida.

Fórmulas Anti-Stress

Dos males do século XXI, um dos mais importante pois, afeta grande parte da população ativa, é o stress.
Dores de cabeça, esquecimentos, batimentos cardíacos acelerados, mau humor, choros sem motivo, vontade de sumir, músculos doridos ou mãos frias e úmidas podem ser alguns sintomas. Mas diminuir os efeitos não é impossível, principalmente adotando algumas das medidas anti-stress:

 1 - Acorde mais cedo:

Em vez de começar o dia no meio do maior stress porque não tem tempo para fazer nada, experimente levantar-se um bocadinho mais cedo e organizar melhor as suas manhãs. Não se deixe tentar pelo calorzinho dos cobertores e salte da cama assim que o despertador tocar. Tome um bom café da manhã e um banho relaxante.

 2 - Planeje o seu dia:

Tente perceber em que altura do dia a sua produtividade está em alta. Há pessoas que rendem mais de manhã enquanto outras funcionam a 100% mais pela tarde. Escolha o período em que tem mais energia e deixe para essa altura as tarefas de maior responsabilidade ou que exijam maior criatividade. Lembre-se, no entanto, que por mais organizado que seja, existem imprevistos que não se consegue controlar.

 3 - Defina prioridades:

Não queira fazer tudo ao mesmo tempo nem queira fazer tudo sozinho. Faça uma listagem das suas reais prioridades e tente cumpri-la. Ponha os assuntos que exigem mais em primeiro lugar mas tente não descuidar dos pequenos assuntos que tendem a ficar esquecidos.

 4 - Saiba dizer não:

Quando se sentir demasiado pressionado tenha a coragem de dizer basta! Se o seu chefe lhe parecer demasiado empenhado em não o deixar respirar, exigindo-lhe mais e mais trabalho, explique-lhe que, apesar de tentar, não consegue fazer tanta coisa ao mesmo tempo. Tente também não fazer o trabalho dos seus colegas. Sempre que poder ajudar, ajude, mas não deixe que eles fiquem mal habituados.

 5 – Crie um bom ambiente:

Pensamentos positivos ativam as energias positivas que temos em nós. E depois, simpatia gera simpatia. Elogie, seja prestativo e simpático com os seus colegas.

 6 - Aprenda a relaxar:

Nada melhor do que depois de um dia estafante o poder chegar em casa, sair para caminhar, brincar com as crianças e tomar um longo banho.

 7 - Mude de rotina:

É importante que você consiga viver para além do trabalho. Presenteie-se após um trabalho complicado. Que tal aquele livro que sempre quis ou aquela camisola caríssima? Deixe o trabalho e seus problemas antes de entrar em casa.

 8 - Tenha vida social:

Tenha uma vida social ativa porque desta maneira vai ser mais fácil de não pensar nos problemas que deixou para trás no escritório. Vá a festas, ao cinema ou ao teatro. Cultive amizades.

 9 - Dedique-se a uma atividade criativa:

Utilize os seus tempos livres para se dedicar a uma atividade que puxe pela sua concentração e criatividade. Tendo a sua mente ocupada não vai ter tempo para pensar nem se chatear com os problemas do dia-a-dia ou do trabalho. A pintura é um bom exemplo.

 10 - Melhore a sua vida sexual:

Esta é também uma ótima solução para combater o stress acumulado durante um dia de trabalho. Ter uma vida sexual ativa e saudável é meio caminho andado para se sentir uma pessoa plenamente realizada e, desta forma, sentir-se mais confiante.

Prevenção:

Prevenir é o ato pelo qual se procura evitar que algo aconteça. É missão essencial dos serviços de saúde evitar ou prevenir o aparecimento de doenças.

Níveis de Prevenção:

-         Prevenção Primária: compreende a proteção e a promoção da saúde. Caracteriza-se por medidas de saúde que barram o aparecimento das doenças. Exemplos: a vacinação impede o aparecimento de algumas doenças infecciosas como o sarampo, a rubéola, a poliomielite, etc; a fluoração das águas previne o aparecimento das cáries.
-         Prevenção Secundária: compreende o diagnóstico precoce das doenças, ou seja, a doença é descoberta o mais cedo possível, o que permite seu tratamento imediato, diminuindo as complicações e a mortalidade. Neste caso, a doença já está presente, porém, geralmente, de forma assintomática (a pessoa ainda não sente nada). Exemplos: mamografia e exame preventivo de câncer do colo do útero (Papanicolau).
-         Prevenção Terciária: aqui a doença já causou o dano, compreendendo, então, a reabilitação. Exemplos:

No entanto, nem todas as doenças podem ser prevenidas primariamente...
Isso vai depender das características da doença, do tratamento existente e dos testes para identifica-la.
Estes parâmetros vêm sendo determinados por estudos científicos sérios e que vêm apontando como deve ser a atuação do médico frente às diferentes doenças.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Alguns alimentos possuem propriedades benéficas ao organismo, sendo caracterizados como alimentos funcionais, como é o caso da maçã e das frutas oleaginosas.

Muitos são os que perguntam o que comer nos lanches intermediários, entre as refeições principais, que seja prático e saudável. Essas seriam boas opções, veja.


A maçã é muito conhecida e consumida em nosso país. Ela possui vitamina A, C e E que são antioxidantes e por isso combatem os radicais livres presentes no organismo. Além de conterem fibras em sua composição que promove aquela sensação de saciedade e também contribui para o bom funcionamento intestinal.



As frutas oleaginosas, como as nozes, amêndoas e castanhas possuem ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados que são capazes de reduzir os níveis de LDL-colesterol sanguíneo (o colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL-colesterol sangüíneo (o colesterol bom), devido a esses efeitos ela pode reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. As oleaginosas são ricas em: proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio. 



A maçã e as frutas oleaginosas não devem faltar no seu cardápio. E por quê não incluí-las entre as refeições? Veja abaixo algumas opções de lanches com esses alimentos funcionais:



- 3 unidades de castanha do pará - 81,5kcal
- 1 copo de vitamina de frutas com maçã, laranja e banana - 116kcal
- 1 maçã - 90kcal
- Bebida à base de soja de maçã light - 33kcal
==============================================
A aveia é um cereal altamente nutritivo, além de ser fonte de carboidrato, vitaminas e minerais, é rica em fibras. O tipo de fibra presente na aveia é solúvel, que de acordo com pesquisas podem diminuir os níveis de colesterol no sangue.
Essa fibra solúvel chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, como o bom funcionamento intestinal, a diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), e também existem estudos que observaram resultados satisfatórios no controle da pressão arterial e controle da glicemia.

Para os que desejam emagrecer a aveia também é um excelente alimento para saciedade, pois retarda o esvaziamento gástrico, dessa forma controla melhor o seu apetite.

A diminuição do colesterol no sangue estaria ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Alguns estudos sugerem para os que estão com os níveis alterados de colesterol consumirem diariamente a aveia, o equivalente a meio copo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

BOM SONO = BOA SAÚDE.


Trabalho, cuidar dos filhos, da vida pessoal e social não é fácil, e arranjar tempo suficiente para um belo descanso, a boa noite de sono ao final do dia fica cada vez mais difícil.
Aquela história de que devemos dormir durante 8 horas por dia não é bem lá verdade, mas devemos ter uma atenção especial na hora daquele "soninho bom de cada dia".

"De um modo geral, não há uma quantidade universal que deva ser atingida toda noite para que pela manhã as pessoas sintam-se bem. Ao contrário, a quantidade ideal de sono parece ser adequada a cada pessoa dentro de uma faixa relativamente ampla", esclarece Mônica Andersen, pesquisadora do Instituto do Sono, de São Paulo.

Ela conta que o importante não é dormir durante uma quantidade específica, mas sim, o número de horas que o corpo pede. "Deve-se buscar identificar o número ideal de horas de sono por noite para cada indivíduo, para que então esta quantidade seja respeitada e suficiente para que, ao acordar, as pessoas sintam-se com as energias restabelecidas".

Dificilmente dormimos o tempo que queremos, mas o segredo é se organizar, para que o sono não fique em débito, trazendo problemas para a saúde física e mental. Não dormir direito pode resultar em falta de energia para o exercício das atividades do dia seguinte e até levar à morte. "A falta de sono é extremamente venenosa a saúde e isso pode ser constatado no caso da uma grave doença chamada ‘Insônia Familiar Fatal’. Nesta doença, a partir de um dado momento da vida o indivíduo perde a capacidade de dormir de forma eficiente e, em alguns meses, o óbito se dá pela completa falta de sono", alerta Mônica.

A especialista ressalta alguns outros prejuízos que a falta de sono pode ocasionar, como "o déficit causado ao 
sistema imunológico, predispondo a um maior número de infecções e alterando os mecanismos de resposta inflamatória; o aumento da sensibilidade dolorosa e a ligação da falta de sono às doenças reumatológias, como a fibromialgia (dores musculares extremas); a relação com eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio e aumento da pressão arterial".

Além disso, a médica lembra que diversos hormônios e neurotransmissores podem ter a ação alterada por conta da falta de sono. "A prolactina (hormônio importante para a formação de leite), por exemplo, é liberada durante o sono. Com a privação de sono, muitas mulheres com ‘dupla jornada’, têm sua produção de leite comprometida", especifica.

O comportamento de cada indivíduo também corre o risco de sofrer modificações se o organismo não conseguir descansar aquelas "horinhas milagrosas" de todo dia. "De modo geral, a privação de sono está intimamente ligada à agressividade e impulsividade em adultos e, especialmente, em crianças. Além disso, diversos outros comportamentos, tais como o comportamento sexual e o alimentar são marcadamente alterados pela falta de sono", afirma Mônica.

Funções cognitivas, ou seja, aprendizado e lógica, também são alterados por conta do déficit de descanso que a falta de sono abriga. Segundo a pesquisadora, memória e domínios como a atenção e o alerta estão drasticamente diminuídos após a restrição de sono. E não é apenas ‘não dormir’ que pode ser prejudicial. Dormir mal também é prejudicial à saúde. "O aproveitamento adequado das diversas fases do sono nos ajuda a restabelecer a disposição física necessária para as atividades do dia-a-dia".

Mônica conta que é durante o sono que reestruturamos a parte psíquica da nossa mente, o que nos ajuda a enfrentar melhor o próximo dia. Sem contar que é durante o sono que armazenamos melhor tudo aquilo que absorvemos pela 
memória. "Uma boa noite de sono tem efeitos restauradores, sobretudo após períodos de restrição ou fragmentação de sono", afirma.

Mesmo assim, ela garante que o primordial é manter bons hábitos de sono e, não somente, praticá-los quando possível. "Horários adequados e constantes para dormir e acordar são a melhor garantia para os efeitos positivos do sono de qualidade, resultando em bem-estar e satisfação aos indivíduos que os mantém", encerra. Levando em consideração que, em média, deveríamos passar cerca de um terço da nossa vida dormindo, é bom repensar no que você anda fazendo com o seu sono.

Por:
Tissiane Vicentin 
MBPress

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

APRENDI E REPITO ESSES GAJOS SÃO MUITO PERIGOSOS

Vou chegar bem atrasado amanhã. Logo cedo, terei de fazer mais uma endoscopia”, disse nosso colega Roberto. “Mais uma endoscopia?! Você fez uma há poucas semanas. Seu médico mandou repetir o exame?”, comentei, surpreso e um tanto preocupado. “Fiz duas nos últimos meses e os resultados foram todos negativos. Não acharam nada. Meu novo médico quer fazer novamente. Acha que a causa da minha tosse seca pode ser mesmo refluxo gástrico, já que não acharam nada nos pulmões nem na garganta”, respondeu nosso amigo, com um curioso brilho misto de contentamento e aflição no olhar. O mesmo brilho que ele ostenta toda vez que comunica ter encontrado um novo médico ou que terá de fazer uma nova bateria de exames.
Entendi que ele precisava mesmo era de uma boa alfinetada – amigo, afinal, é para isso –, e achei que chegara a hora: “Roberto, já ouviu dizer que quem procura acaba achando? Você tanto procura doenças que vai acabar criando uma, e das sérias. Há mais de um ano seus médicos buscam causas físicas para essa tosse, fizeram dezenas de exames clínicos de todos os tipos e não encontraram nada. No corpo você é sadio como um peixe. Não acha que está na hora de procurar um neurologista ou um psiquiatra para ver se a causa desses males todos não está na sua cabeça, ou nos seus nervos?”
Ele quase me comeu vivo. Como todo bom neurótico hipocondríaco, Roberto não suporta que seus males itinerantes – porque “caminham” através de seu corpo como se fossem bichos e cada dia estão num lugar diferente – sejam atribuídos a causas psicológicas ou nervosas. Para ele, têm de ser físicos, e, se não são encontrados no corpo físico, isso só pode ser culpa dos médicos, uns burros incompetentes. No entanto, todos os amigos, colegas, parentes e correligionários sabem há muito tempo que Roberto tem algum problema de ordem psíquica. Ele apresenta grande quantidade de sintomas evidentes. Mas, como não somos médicos, não sabemos bem do que se trata. Será transtorno de humor? Será o transtorno bipolar, a popular psicose maníaco-depressiva, hoje tão em moda? Será a velha histeria, carro-chefe do elenco freudiano das psicoses?
Seja lá o que for, esse problema há muitos anos tem levado nosso pobre Roberto a uma existência de confusão e sofrimento cada vez maior. A lista de médicos que ele já consultou tem centenas de nomes. A pilha de resultados de exames clínicos acumulados deve ter metros de altura. E o saco dos parentes e amigos que o amam – porque ele é uma pessoa boníssima e que merece ser amada – está mais inchado que a Jabulani da Copa do Mundo de futebol. Pois ninguém mais aguenta ouvir o rosário de lamentações de doenças que ele costuma desfiar sem nenhum aviso prévio. 

Todos sabemos disso, todos achamos que a tosse seca nada mais é do que a enésima forma de tique nervoso que Roberto manifesta. No seu histórico de movimentos corporais incontroláveis, vários outros já se evidenciaram no passado, um de cada vez, num elenco de gesticulações anômalas que vai desde o tremor incontrolável das suas pernas até a mania de cuspir continuamente, como se quisesse expulsar algo instalado em sua boca. Passando, lembro-me bem, pela fase em que continuamente tentava morder a ponta do próprio nariz, rito que já começava a deformar seu rosto quando, felizmente, e de repente, parou.
Todos sabemos disso, nós que o conhecemos bem. Todos, menos os médicos, que continuam encaminhando o pobre para laboratórios de exames. E a pergunta que não quer calar é: por que, até hoje, nem um único médico consultado sequer sugeriu que o caso de Roberto requer uma abordagem psiquiátrica ou neurológica? Todos, sem exceção – e após uma consulta que não dura mais de dez minutos –, o mandam repetir o mesmo calvário de check-ups e exames laboratoriais sem fim. Tortura a que ele mais uma vez se submete, na esperança sempre renovada de que, “desta vez, vão descobrir o que eu tenho”.
E, diante do quadro, qual é a política dos planos de saúde? A de burrice passiva total. Preferem perder milhões na prática dessa medicina feita de um frenesi de exames, em vez de discutir seriamente a questão crucial: não será essa medicina das consultas a jato, com pouca ou nenhuma interação real entre paciente e terapeuta, um tremendo – e oneroso – equívoco?
Há alguns anos, vítima de um problema no joelho direito, procurei dois ortopedistas do meu plano de saúde. Ambos, após consultas que não duraram mais de dez minutos cada uma, e de ressonâncias, tomografias e radiologias do joelho (que levaram semanas para ser realizadas), recomendaram cirurgia. Felizmente, antes de entrar na faca, decidi seguir o conselho de uma amiga e fui consultar um dos mais antigos e experientes ortopedistas de São Paulo, o doutor Guglielmo Francesco Mistrorigo.
Cheguei ao consultório dele mancando e carregando a pilha de exames já feitos. Pois bem, ele nem sequer abriu os envelopes. Depois de uma boa conversa que durou uma meia hora, pediu que eu caminhasse até o fundo da sala e depois voltasse, olhando para ele. Apenas me sentei novamente e ele disse: “Você rachou o menisco direito ao meio. Uma parte se deslocou para a direita do joelho, a outra para a esquerda. Criou-se uma pequena fissura entre as duas. Houve derramamento de líquido – por isso o joelho está inchado – e você está sentindo muita dor na parte interna da coxa e na barriga da perna.”
Surpreso, comentei: “É exatamente isso, doutor Mistrorigo. Mas como o senhor fez para saber? Nem sequer abriu os envelopes dos exames que eu lhe trouxe!”
E ele: “Ora, meu filho. Minha formatura foi em 1957, tenho 50 anos de profissão. Essas tecnologias, ressonância magnética, tomografia, não têm mais de 20 anos. Como você acha que nós diagnosticávamos antes disso? Basta ver como você caminha e já sei tudo que está acontecendo.”
“E quanto à cirurgia que seus colegas recomendaram? O senhor confirma?”
“Meus colegas, que você visitou, certamente não devem ter muito mais de 30 anos de idade. Vivem com o bisturi na mão. Fazem parte de uma geração que adora cirurgia. Mas veja bem, Luis: operar um menisco quando se tem 20 anos pode resolver o problema. O Ronaldo operou e continua jogando futebol até hoje. Mas, com mais de 50, isso é uma temeridade. Todas, ou pelo menos quase todas, as pessoas da terceira idade apresentam rupturas na estrutura dos meniscos. É normal. Os pedaços dos meniscos aos poucos se ajeitam lá dentro e o idoso volta a caminhar normalmente, ou quase, embora tenha de desistir do futebol... Mais tarde, lá pelos 70, 80, o jeito é fazer amizade com a bengala canadense.”
Santo doutor Mistrorigo. Evitou-me uma cirurgia inútil e arriscada, e hoje caminho normalmente. Enquanto espero os anos em que, segundo a profecia dele, terei de casar com a bengala canadense.


Mas esse médico venerando pertence a uma outra geração. Foi formado nos tempos em que os médicos aprendiam e podiam desenvolver uma relação humana verdadeira com seus pacientes. Na sua alma, doutor Mistrorigo é, como se costumava dizer, um “médico de família”. Daqueles que sabem tudo a respeito do paciente, e não apenas do ponto de vista clínico. Um médico de verdade. Diante dele, não tive a triste sensação de estar falando com um robô ou um computador de carne e osso, vestido de branco, especializado em diagnosticar e receitar exclusivamente a partir dos resultados de exames laboratoriais.
Um verdadeiro médico de família. Onde e como encontrar esse tesouro? Como acertar na escolha, quais são suas características?
Andei me informando a respeito, e o primeiro a quem fiz as perguntas foi o próprio doutor Mistrorigo. “Para achar um médico assim, melhor ir procurar fora de São Paulo. Vá para Itu, Tietê, Jundiaí, qualquer cidade do interior”, aconselhou meu octogenário ortopedista.
Doutor Mistrorigo talvez tenha sido um tanto radical. Talvez até mesmo em megalópoles como São Paulo ainda existam médicos de família. Se você for novo no pedaço, procure se informar com amigos e conhecidos, ou com os comerciantes do bairro, e confronte as informações deles com as do farmacêutico e as dos enfermeiros das clínicas e hospitais. Os mais sortudos são aqueles que ainda podem contar com os velhos médicos de sua própria família: eles costumam ser verdadeiros bancos de dados ambulantes.
Como saber se seu médico é um bom profissional? Com a proliferação de fontes de informação como as revistas e a internet, hoje todos pensam que sabem como se curar e se sentem verdadeiros médicos, saltando por cima dos cansativos anos de estudos e de prática clínica. Mas essas fontes podem ser perigosas, podem recomendar remédios inúteis e até mesmo danosos. O bom médico deve saber dizer não a fármacos não necessários: ele viu demasiados rins bloqueados pelo mau uso de medicamentos, inúmeras moléstias induzidas pelo excesso de terapias químicas, e tenderá a dizer “não tome nada, espere que isso vai passar sozinho”. E terá razão, assim fazendo: a maioria das doenças desaparece no mesmo tempo, mesmo que não se faça nada.
O bom médico prescreve poucos exames e não solicita nenhum exame se não existir a suspeita de um diagnóstico a ser esclarecido. Quem tem o hábito de prescrever muitos exames demonstra caminhar no escuro (à exceção das poucas doenças raríssimas).
Se o paciente insiste em fazer mais uma vez os controles da glicemia ou do colesterol, o bom médico o olhará bem nos olhos e perguntará, entre sério e sorridente, se ele mudou seu estilo de vida, se caminha pelo menos meia hora todos os dias, se come menos doces e carboidratos, se diminuiu o consumo de embutidos e de carnes vermelhas. Pois os exames não têm nenhuma capacidade terapêutica, e não é repetindo a análise que se encontrará a solução do problema. Além disso, todo médico sabe que uma pequena porcentagem dos exames dá resultados errados e teme as consequências dessa margem de erro, mesmo quando ela é pequena.
O bom médico precisa conhecer os seus pacientes. Um médico que cuida de uma família durante várias gerações conhece os pontos fracos dos seus membros melhor que qualquer teste genético. E percebe claramente inclusive aquelas coisas que os pacientes não gostam de confessar: os quilos a mais, as carnes um tanto flácidas, a cor pálida, os dentes estragados, o cheiro das roupas ou do hálito, as mãos calosas ou demasiado finas, a postura das costas e da cabeça. E sabe que, se não tomar alguma providência, em breve terá um caso mais grave para cuidar. Não teme passar por chato, com suas contínuas exortações para que o paciente pare de fumar, para que coma mais verdura, para que ande mais a pé, para que esteja mais ao ar livre, para que beba menos álcool. O médico que fica apenas “na dele” pode parecer cômodo, mas é certamente um mau médico.
O bom médico de família está em seu consultório nos horários estipulados, mas também admite ser localizado fora desse horário, fornecendo ao paciente um número de telefone para uma eventual necessidade urgente. Mas é capaz de passar um pito no paciente quando este o chama sem necessidade.
Sobretudo, o bom médico de família não vê o paciente simplesmente como alguém que carrega um cartão de plano de saúde. Ele o vê como um amigo, um filho ou irmão, alguém que depende dele como uma criança precisa dos pais.
O que é um médico de família
Em 2002, a figura do “médico de família” foi claramente definida e ganhou nova nomenclatura por intermédio de uma resolução conjunta do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira e da Comissão Nacional de Residência Médica em proposta da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) – apesar da resistência corporativista de algumas áreas.
O médico de família e comunidade é, por excelência, um médico de “atenção primária à saúde”, ou seja, deve ter um vínculo com seus pacientes antes mesmo de eles adoecerem, e quando esses sentirem algo, deve ser o primeiro médico a ser consultado. Dessa forma, nessa especialidade os médicos estão em uma posição privilegiada para fazer promoção de saúde, prevenção de doenças, diagnóstico precoce, e mesmo o tratamento de doenças que façam parte de sua capacidade clínica – na SBMFC não existe dicotomia entre prevenção e cura.
A visita domiciliar é parte importante da semiologia para os médicos de família e comunidade, mas as consultas são realizadas prioritariamente no consultório médico, a não ser em contextos específicos como o dos pacientes acamados. Outro recurso importante é o conhecimento da comunidade em que o paciente mora, o que engloba desde infraestrutura até valores culturais; esse aspecto é mais importante na Estratégia Saúde da Família (conhecido até 2005 como Programa de Saúde da Família ou PSF).

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fique Atento(a) aos distúrbios do SONO




Distúrbios do sono desencadeiam um problema bastante conhecido pela maioria dos motoristas: sonolência na hora de dirigir. Isso porque a principal causa do problema é uma noite mal dormida.



Portanto, pacientes que sofrem de apneia, ronco ou bruxismo, podem causar acidentes de trânsito, pois esses problemas fragmentam o sono impedindo que a pessoa tenha um sono profundo e reparador que a descanse o suficiente para que ela possa exercer suas atividades durante o dia, como dirigir ou operar um máquina. 







Segundo dados do Instituto do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito são causados por condutores que dormem ao volante.

O estudo ainda aponta que entre 17% e 19% das mortes são provocadas por motoristas sonolentos, 16% dos motoristas de ônibus afirmam terem cochilado enquanto dirigiam. 


Comparando motoristas com apneia do sono a indivíduos normais, os que sofrem com o distúrbio tem uma incidência sete vezes maior para causar acidentes que os não portadores de apneia. 




Uma pesquisa feita por Findley, Unverzagt e Suratt (1988), concluiu que estes pacientes têm um risco significativamente mais alto para se envolverem em acidentes de trânsito. 


Distúrbios como ronco, apneia, bruxismo e dor de cabeça relacionada à ATM (articulação temporomandibular) fragmentam o sono, causando no indivíduo todas as sensações de cansaço e sonolência que uma uma noite mal dormida acarreta. A apneia  também pode comprometer o sistema cardiovascular, o que pode desenvolver hipertensão arterial.

As pessoas têm a falsa impressão de que o ronco é sinal de sono profundo, quando na verdade é o contrário - o barulho e a dificuldade de respirar deixam o indivíduo num estado que não permite que o corpo recarregue as energias da forma necessária. 

Esses distúrbios do sono têm solução e tratamento certos. Trata-se de uma escolha valiosa e que pode mesmo evitar acidentes nas ruas e estradas. 




Saiba Mais


EU SEMPRE DIGO E REPITO....APRENDA A DORMIR, QUANTO DORMIR E O HORÁRIO EM QUE DORMIR. SUCESSO

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Health Funcional mistura pilates e RPG com muito dinamismo

Já pensou em obter os benefícios da Reeducação Postural Global, a famosa RPG, e do pilates de uma vez só? É esse o objetivo da Health Funcional, a nova modalidade criada pela academia Triathon, de São Paulo, que utiliza um mix de exercícios dessas duas aulas super-requisitadas nas clínicas de fisioterapia e nas academias. 





O resultado da combinação: tonifica e enrijece a musculatura e coloca um fim nos ombros caídos e na barriguinha saliente. "Há um gasto calórico natural, mas a intenção aqui não é queimar calorias, e sim, o fortalecimento muscular e desenvolvimento postural" , explica Silvana Pessoa, coordenadora de ginástica da Triathon. Ao fortalecer a musculatura dos braços, pernas, costas e do abdômen, a Health Funcional torna-se um ótimo aliado para ajudar a prevenir lesões como tendinite, bursite e artrite. Não é para menos, pois une o pilates, que é capaz de curar problemas nas articulações dos joelhos, ombros e coluna vertebral, com o RPG, tratamento indicado para quem sofre com dor nas costas, no pescoço ou na cabeça. 





"A intenção não é necessariamente corrigir a postura, mas fazer com que a pessoa encontre a melhor forma de se sentir bem de acordo com o que necessita" , avalia Silvana Pessoa. 





A Health Funcional é indicada até mesmo para homens e mulheres que, com o passar do tempo, precisam de fazer esforço dobrado para cumprir os afazeres domésticos, como varrer a casa, abrir armários ou levantar um objeto do chão. "É comum ter movimentos limitados com o avanço da idade. A aula proporciona o fortalecimento do quadril e da coluna e o alongamento dos músculos para que a pessoa consiga continuar exercendo as tarefas domésticas sem dificuldades" , afirma Silvana. 





A monotonia está dispensada nos 60 minutos da modalidade. A bola suíça, aquela gigante, e a pastilha de borracha são os acessórios dominantes. Pesos e caneleiras ficam de fora dessa vez. O programa também conta com exercícios de alongamento e flexibilidade feitos no solo. 





"Criamos a Health Funcional para oferecer uma aula que agregasse as vantagens do pilates e RPG, mas que também fosse mais dinâmica do que a reeducação postural realizada nas clínicas de fisioterapia" , diz a coordenadora da Triathon. 



Sobre o mesmo Assunto:


domingo, 5 de setembro de 2010

Papai do Céu e a Natureza


É muito pouco relevante o como O representamos, Ele apenas "É" nos criou e em nós ficou. Somos criaturas feitas à imagem e semelhança de um Ser superior a quem sempre chamei Deus, Ele é Amor, Ele é Vida, É saúde É liberdade, é abundância, simplificando ELE apenas É. Assim e por ter esta certeza procuro sempre coisas naturais refúgios naturais forma naturais de me restabelecer, sei bem no meu íntimo, que não existe a doença, existe a saúde descuidada e para todo o mal sob o Sol, aqui há o remédio por Ele deixado, cabe-nos saber disso, ACREDITAR e viver nesses padrões.
Assim esta semana farei postagens só e exclusivamente de formas naturais de mantermos nossa saúde e equilíbrio quem quiser pode me acompanhar, quem não estiver de acordo não precisa perder seu tempo. Tenham Uma Semana MA-RA-VI-LHO-SA!!!!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Barriga sarada: uma missão possível

Exercícios aeróbios, localizados e de alongamento, aliados a um dieta correta ajudam a diminuir o volume abdominal.
O sonho de ter uma barriga dura e lisinha não é impossível, mas exige empenho e disciplina , pois não se trata de tarefa fácil. Apesar de não haver uma receita básica para acabar de vez com o volume abdominal, é fundamental queimar gordurinhas praticando atividade física aeróbia (corrida, caminhada, ciclismo, natação) e/ou anaeróbia (musculação), que ajudam na queima calórica e no aumento da massa muscular.


Além disso, deve-se complementar com aulas de yoga, pilates e alongamento para melhorar a postura . "Às vezes, a pessoa nem tem muita gordura na barriga, mas os vícios de postura, como a maneira incorreta de sentar-se ou de andar (projetando os ombros para a frente), aumentam o problema", explica o professor de educação física Maércio Vieira de Lima*.


Maércio diz que é muito difícil encontrar quem passe oito horas por dia sentado e não tenha nenhum problema postural, por isso é importante não deixar nunca de fazer exercícios de alongamento .


E a "operação barriga sarada" também precisa contar com séries de exercícios abdominais , que fortalecem a musculatura da região e melhoram a postura. "A postura alinhada e elegante depende de um abdômen fortalecido, cujos músculos também ajudam a sustentar a coluna", diz o professor.


O profissional lembra que deve-se fazer de 30 a 45 minutos de exercício aeróbio , mais abdominais e exercícios de alongamento. Atenção: um profissional de educação física é a pessoa indicada para montar a sua série de exercícios e acompanhar a execução deles.


"O ideal é treinar em dias alternados, de duas a três vezes por semana, no mínimo. Se quiser ter resultado mais rápido deve-se treinar todos os dias, dosando a intensidade e sempre sob com orientação de um bom profissional da área", diz o professor.


Alimentação de qualidade sempre!


No entanto, malhação apenas não basta: também é fundamental manter uma dieta alimentar equilibrada, com pouca gordura e açúcar, rica em vegetais, fibras e grãos integrais.


"Com esse esquema de exercícios, aliado a uma dieta pobre em gorduras e açúcar, a pessoa começa a sentir os primeiros resultados em cerca de três semanas", afirma o especialista.


Para saber como deve ser a sua alimentação, consulte um nutricionista , que é o profissional indicado para avaliar sua dieta e fazer as recomendações personalizadas a você.


Outra dica importante é beber dois litros de água diariamente, para hidratar o organismo e estimular o movimento peristáltico do intestino, fazendo com que ele funcione regularmente, evitando inchaço na região da barriga. ( Quanto há água quem lê meus posts sabe: São 1 litro para cada 25 Kgrs de peso, mas controle isso pela urina, a urina Humana não tem cor, e descobri que nem cheiro se tiver falta água)


Quanto mais cedo você começar a seguir estes conselhos, mais fácil será livrar-se da barriguinha proeminente. Você só tem a ganhar, pois além de ganhar um abdômen chapado , ficará mais elegante, esguio e saudável. Vale a pena!

Matéria do site da nestlé.
Barriga sarada parte I
Quando o Equilíbrio impera.
Vamos trabalhar um pouquinho no fim de semana? Coloque a preguiça de lado:

Musculação Saúde


Musculação para fortalecer a saúde


Para poder aproveitar todos os benefícios da modalidade, é preciso ficar atento a alguns detalhes simples, mas que farão a diferença!


Ganhar músculos e definir o corpo costumam ser os principais os objetivos de quem procura a musculação, modalidade em que os resultados estéticos podem surgir a curto ou médio prazo. Mas não são apenas resultados estéticos que musculação traz: ela é uma atividade que, se corretamente praticada, pode trazer uma série de benefícios à saúde.


Segundo o educador físico Estélio Henrique Martin Dantas*, ao trabalhar o aparelho locomotor com sobrecarga, a musculação atua sobre músculos, ligamentos e articulações, prevenindo lesões e outras desequilíbrios. Além disso, os exercícios de força possuem poderoso efeito na prevenção e terapia da osteoporose.


Respeite seu corpo


Apesar de todos os seus benefícios, caso não seja praticada de maneira adequada, a musculação pode trazer prejuízos para o corpo.


Por exemplo: seduzidos pela idéia de esculpir seus corpos e fortalecê-los rapidamente, muitas pessoas acabam exagerando na dose, machucando as musculaturas e articulações que poderiam ser beneficiadas pela musculação.


"É preciso ter em mente que cada pessoa representa um caso especial. Não é porque meu amigo levanta 50 quilos que eu também terei de levantar essa quantidade de peso para obter resultados. Os programas precisam ser criados de forma individualizada", diz João Carlos Bouzas Marins**, doutor em Atividade Física pela Universidade de Granada, na Espanha.


A ausência de uma orientação correta é, na maioria dos casos, a responsável pelos problemas. Portanto, é indispensável a presença de um profissional formado em educação física dando as instruções e acompanhando os praticantes na execução dos movimentos.


A avaliação é fundamental


Antes de começar a levantar os primeiros pesos, é necessário que se faça uma avaliação física. Desvios posturais (como cifose, escoliose ou lordose), por exemplo, restringem uma série de exercícios e precisam ser previamente identificados para evitar danos sérios à saúde.


Diabéticos e portadores de doenças coronarianas também pedem um acompanhamento especial.


Além disso, a avaliação física ajuda a identificar as peculiaridades de cada corpo. Com base nesses dados, um profissional qualificado poderá montar um treinamento adequado a cada praticante. È necessário, porém, começar aos poucos e não exagerar na frequência da atividade.


Com todos esses cuidados, a musculação tem tudo para trazer os seus benefícios à saúde. Até a auto-estima tende a ganhar com o levantar dos pesos e seus resultados. Basta saber aproveitar!

atéria do site da nestlé:

Leia:
Musculação para Principiantes.
MUSCULAÇÃO para MULHERES

terça-feira, 27 de julho de 2010

Sexy e 6kg mais magra em 30 dias

Desta forma, a famosa forma natural e com uma alimentação coloria Assim sim eu concordo e recomendo.


Com este programa, você pode desfilar um abdome chapado, um bumbum empinado e pernas pra lá de torneadas. Experimente!

Por Gabryel Weikamp fotos: Fabio Mangabeira



Se a idéia é afinar a silhueta e turbinar seu 'sex appeal', vale a pena investir nessa combinação: uma série de posturas de ioga e um cardápio com alimentos afrodisíacos. Juntos, eles vão ajudá-la a eliminar até 6 kg no mês e ainda aumentar a libido. A série é ótima para modelar abdome, pernas e bumbum. "Ao deparar- se com estes exercícios, você estará em contato com seu corpo de uma forma muito quente", conta Wanderson Oliveira, personal trainer da Academia Pelé Club, de São Paulo, que aprovou a série.
"Entre os inúmeros benefícios, a ioga aprimora a condição estética e deixa o corpo mais sensual"
A ioga, prática indiana associada à busca da tranqüilidade por meio de exercícios físicos e respiratórios, trabalha todos os grupos musculares dando força e firmeza ao corpo. Este movimento cultural, que nasceu na Índia e hoje adquiriu projeção mundial, com milhões de praticantes em todos os continentes, permite a prevenção de doenças, acalma o sistema nervoso, ajuda a aperfeiçoar os sentidos, diminui o estresse, reduz a pressão arterial e melhora a coordenação, flexibilidade, concentração, digestão e sono.
Além disso, enriquece os relacionamentos humanos, aprimora a condição estética, promove o auto-conhecimento e deixa seu corpo mais sensual. "Relaxando, você estará mais receptiva sexualmente e mais segura mentalmente", avisa o professor.
Depois de saber o quanto esta série é poderosa, mãos à obra.
Com a ajuda de sete movimentos facílimos de fazer, você pode adqüirir um corpo de dar inveja. Reserve um tempo - ou pela manhã ou no fim da tarde - para fazer esta seqüência de três a cinco vezes por semana. O cardápio de sete dias pode ser repetido por mais 21. Em um mês, seu corpo estará mais alongado, leve, sensual... e os homens aos seus pés!!

Cardápio sexy
O menu de 1.200 calorias estimula o apetite sexual, aumenta a sensação de bem estar e ainda prevê uma perda de peso em torno de 1,5 kg por semana
Os alimentos afrodisíacos são conhecidos por ajudarem a aumentar a libido em função da sua grande quantidade de nutrientes. São eles, sobretudo, que promovem a produção normal dos hormônios tanto nos homens quanto nas mulheres. Gabriella Guerrero Pereira, nutricionista da Nutriessencial Consultoria e Clínica, de São Paulo, criou um cardápio que vai deixá-la linda e sensual. Elaborado com uma média de 1.200 calorias/dia, ele também prevê uma perda de peso em torno de 1,5 kg por semana, além de ser muito saboroso. O cardápio contêm alimentos ricos em zinco como os peixes e as oleaginosas (nozes, castanha, gergelim) que aumentam o apetite sexual. Inclui, ainda, tomate que auxilia na síntese de hormônios sexuais e potencializa a fertilidade. A banana, que também está presente no menu, é rica em magnésio e potássio, importantes para promover a vasodilatação das artérias, auxiliando na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Muitas frutas, consumidas regularmente durante o dia, são consideradas afrodisíacas. Entre elas podemos citar romã, maçã, pêra e uva. E os benefícios não param por aí. Como o menu reúne grande quantidade de legumes e hortaliças que fornecem vitaminas do complexo B, ele ajuda na manutenção e saúde do aparelho reprodutor feminino. Já as verduras contribuem com a vitamina C, que fortalece as paredes dos vasos sangüíneos, permitindo um bom fluxo para todo o corpo. "O mel no suco ou nos molhos estimula os hormônios sexuais e dá energia extra para quem passou um dia estressante no trabalho. Consuma-o na noite para deixá-la mais sexy", recomenda a nutricionista.
Com este programa, você pode desfilar um abdome chapado, um bumbum empinado e pernas pra lá de torneadas. Experimente!

Por Gabryel Weikamp fotos: Fabio Mangabeira


Dia 1
Café da manhã
  • 1 copo de suco de uva com
    água-de-coco + 1 torrada light com 1 col. (sopa) de queijo cottage
Lanche da manhã
  • 1 ameixa roxa + 1 xíc. de chá
Almoço
  • 1 batata-doce média com alecrim + 1 filé de frango grelhado + 1 pires (chá) de vagem no vapor
Lanche da tarde
  • 1 iogurte light
Jantar
  • Salada de folhas verdes, tomate e pepino + 1 filé de salmão + 1 pires (chá) de espinafre refogado
Ceia
  • Gelatina diet
Dia 2
Café da manhã
  • 1 copo de iogurte desnatado +
    6 unid. de morango + 1 col. (sopa) de flocos de aveia
Lanche da manhã
  • 1 maçã média
Almoço
  • 2 col. (sopa) de arroz integral +
    4 col. (sopa) de espinafre refogado + 1 filé de pescada com molho
    de gengibre
Lanche da tarde
  • 1 mexerica
Jantar
  • Mix de folhas (agrião, alface roxa e rúcula) + 2 unid. de ovo de codorna +  2 col. (sopa) de suflê de abobrinha + 1 filé de frango pequeno
Ceia
  • Chá de gengibre
Dia 3
Café da manhã
  • 1 ft. de pão integral + 1 omelete de 2 claras com 1 col. (sopa) de queijo cottage + 1 ft. média de melão
Lanche da manhã
  • 1 iogurte light
Almoço
  • 4 col. (sopa) de ervilha torta no vapor + 1 filé de peito de frango com molho de laranja no vapor +
    1 pires (chá) de acelga refogada
Lanche da tarde
  • 6 unid. de morango
Jantar
  • 1 prato (fundo) pequeno de sopa
    de ervilha + 1 filé de pescada
    assado com molho de laranja
    e uma pitada de mel
Ceia
  • Gelatina diet 
  • Dia 4
    Café da manhã
    • 1/2 papaia com 1 col. (chá) de
      farelo de linhaça + 1 torrada light com 1 col. (sopa) de geléia de framboesa sem açúcar
    Lanche da manhã
    • 1 pêssego médio
    Almoço
    • 1 unid. de tomate recheado
      com ricota e ervas +
      1 filé-mignon grelhado
    Lanche da tarde
    • 1 taça de gelatina diet de
      morango batida com iogurte desnatado
    Jantar
    • 1 unid. de berinjela recheada
       + molho de tomate + 1 ft
      de mussarela light (no forno)
    Ceia
    • 1 taça de pudim de creme diet
    Dia 5
    Café da manhã
    • 1 banana-prata amassada com
      1 col. de flocos de aveia + 1 col. (café) de mel
    Lanche da manhã
    • 1 xíc. de chá + 1 polenguinho light
    Almoço
    • 1 xíc. (chá) de massa integral com tomate-cereja e manjericão
    Lanche da tarde
    • 2 nozes + 2 damascos secos
    Jantar
    • 1 prato (fundo) de sopa de
      cottage e agrião
    Ceia
    • Chá de uva
    Dia 6
    Café da manhã
    • 1 copo de suco de abacaxi com gengibre + 1ft de pão integral com 1ft média de queijo branco light
    Lanche da manhã
    • 1 pêra pequena
    Almoço
    • 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé de pescada com molho de maracujá + acelga refogada
    Lanche da tarde
    • 1 banana
    Jantar
    • 1 prato  (sobrem.) de salada
      crua (folhas) + 3 col. (sopa) de seleta de legumes no vapor + iscas de frango grelhadas
    Ceia
    • Gelatina diet 
    • Dia 7
      Café da manhã
      • 1 iogurte light + 1 xíc.  (chá)
        de salada de frutas
      Lanche da manhã
      • 1 barra de cereais (até 80 cal.)
      Almoço
      • 3 col. (sopa) de brócolis no vapor + 2 col. (sopa) de
        grão-de-bico + 1 filé de
        frango grelhado
      Lanche da tarde
      • 1 iogurte light de frutas vermelhas
      Jantar
      • 4 col. (sopa) de escarola refogada + 1 filé pequeno
        de atum grelhado com 1 col. (chá) de gergelim
      Ceia
        • 1 pêra assada c/ canela 
        • Não Vamos esquecer o consumo correto de água, para quem não leu ainda ou não se lembra são 1 litro para cada 25 kgrs de peso, e o controle vc mesmo faz, já que a urina humana não tem cor. Tem cor falta água..... VOCÊ CONSEGUE
      • 1 pêra assada c/ canela
      • Eu não sou tão Mauzinho rsrsrs!!!!! recomendo normalmente que deixe de beber 30 minutos antes e nunca beba até 30 minutos depois, mas o programa proposto eu acho muito viável.
        BJKS
    • Será que alguém já entendeu porque eu digo que o Deputado Alemão tem razão. Seja Linda Saudável e MUITO FELIZ.... BJKS