sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Por que azul é para meninos e rosa para meninas?

AZUL DE MENINO ROSA DE MENINA - Será? rsrsrs Eu Acho

Atualmente é comum associarmos a cor azul a meninos, e a cor rosa às meninas. Já no nascimento dos filhos, muitos pais preparam o enxoval do bebê tendo por base essas cores, conforme o sexo da criança. Há também o senso comum que diz que o verde e o amarelo são cores neutras, que podem ser usadas por ambos os sexos.

Mas você já se perguntou de onde surgiu essa associação de cores? Aliás, você sabia que nem sempre foi assim? Que já houve época em que o rosa era para meninos, e o azul para meninas?

Na verdade, o que hoje consideramos "normal" é fruto apenas de uma convenção criada no início do século 20 e que, pasmem, pode ter começado de forma contrária ao que temos hoje.

De fato, segundo o site "Gender Specific Colors", parece que a associação de cor a determinado sexo é uma tendência do mundo da moda que só começou no início do século 20 nos países ocidentais, tornando-se uma questão cultural, sem se saber muito bem o motivo.

O que se sabe é que, no início, a cor rosa, por ser considerada um tipo de vermelho claro, era associada com a força e a dramaticidade dessa cor (vermelho), o que claramente influenciou sua indicação para ser usada em meninos. Um jornal norte-americano, em 1914, aconselhava as mães: "Se você gosta de adotar cores nas roupas das crianças, use rosa para o menino e azul para a menina" [The Sunday Sentinal, March 29, 1914].

Veja essa outra dica, publicada em 1918: "Tem havido uma grande diversidade de opinião sobre o assunto, mas a regra geralmente aceita é usar rosa para o menino e azul para a menina. A razão é que, sendo o rosa uma cor mais forte, que denota pessoas decididas e com coragem, ela é mais adequada para o menino, enquanto o azul, que é mais delicado e gracioso, é mais bonito para a menina" [Ladies Home Journal, junho de 1918]

Mas parece que assim que as cores começaram a ser usadas como um identificador de gênero, começou também uma tendência a inverter essa associação de cores, até chegar ao que hoje consideramos "normal".

De acordo com Jo B. Paoletti e Carol Kregloh, no artigo "The Children's Department", publicado no livro "Men and Women: Dressing the Partem Kidwell" (Claudia Brush e Valerie Steele, Smithsonian Institution Press, 1989), nos Estados Unidos, a convenção de rosa para as meninas e azul para os meninos não era unanimidade até a década de 1950. A análise de quadros e fotos antigas mostra que não havia uma forte associação entre um sexo a uma dessas cores.

Diversas hipóteses tentam explicar o início da associação de cores ao sexo. Eis algumas delas.

O primeiro uniforme escolar observado na Inglaterra data do século XVI, composto de casacos azuis usados por meninos pobres em escolas mantidas por instituições religiosas, o que acabou estabelecendo uma convenção. Eram dessa cor porque, na época, a tintura azul era mais barata que as tinturas de outras cores.

Outra possibilidade é que houve época em que o uniforme da marinha era azul, e a moda era que todo menino queria ter uma roupa de marinheiro. Por outro lado, essa hipótese não explica a escolha da cor rosa para as meninas.

O que sabe é que durante séculos os europeus vestiam os meninos e as meninas com um mesmo estilo de vestimenta. Roupas com estilos específicos, conforme o sexo das crianças, só começou a surgir no final do século XVIII, conforme se pode observar em quadros de pintura que retratam crianças. Conta-se que, na análise desses quadros antigos, é possível observar que entre os diversos povos não havia uma convenção aceita referente a estilos ou cores específicos para meninos e meninas.

Mas, naquela época, o intercambio cultural entre os povos não era tão rápido quanto hoje em dia, que conta com a televisão, cinema e internet. Por isso mesmo, a moda não era tão massificada quanto hoje.

A artista sul-coreana JeongMee (1969) criou o projeto "The Pink and Blue Project" como tema para a sua tese. O projeto Rosa e Azul é uma reflexão sobre a relação entre gênero e consumismo. Ou seja, um trabalho sobre a ligação entre o ser do sexo feminino ou ser do masculino e a preferência pela compra de objetos rosa ou azul, respectivamente.
A grande responsável pela escolha é a sua filha de cinco anos "Gosta tanto de rosa que apenas quer vestir e brincar com objetos dessa cor", afirma a mãe.

Mas JeongMee descobriu que não é a única. Nos Estados Unidos, na Coréia do Sul e noutros países, a maioria das crianças do sexo feminino adora tudo o que seja cor-de-rosa: roupas, acessórios e brinquedos. Segundo ela, nem mesmo o caso de pertencer a grupos sociais ou étnicos diferentes, com padrões e bases culturais distintas, altera essa tendência.
Nos dias de hoje, com a publicidade cada vez mais influente, essas cores impuseram-se como mundialmente padronizadas. É essa padronização que a máquina de JeongMee tenta captar. Talvez as populares e universais "Barbie" e "Hello Kitty" tenham contribuído para desenvolver essa tendência: as meninas interiorizam de forma consciente ou inconsciente que para ser ou parecer femininas devem usar rosa.

Acrescenta ainda que as diferenças entre esses objetos afeta o pensamento das crianças e o seu comportamento perante os seus pares. Por exemplo, os livros ou brinquedos para elas são normalmente rosa, roxos ou vermelhos e estão relacionados com maquiagem, moda, receitas ou tarefas domésticas. Já para eles, são de diferentes tons de azul e falam sobre robôs, indústria, ciência e dinossauros.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Conheça seus Filhos e os Professores (Série volta às aulas IV)

Professores Pais e Alunos SOCIABILIZEM-SE.


MANTENHA UMA ÍNTIMA 
RELAÇÃO COM OS
PROFESSORES DE SEU FILHO

Se observa em seu filho qualquer recusa de ao ir ao colégio é importante que mantenha uma íntima relação com os professores de seu filho. Fale com eles e recorra a todas as linguagens, reuniões e atividades que for possível realizadas no colégio.

Investigue se seu filho está sendo intimidado ou amedrontado por outras crianças. As crianças que estão pouco habituadas a relacionar-se com outras crianças, como por exemplo os filhos únicos, ou as crianças com algum defeito físico evidente: gordas, com óculos, gagas ... costumam ser as mais escolhidas como vítimas propiciatórias.

Se seu filho é uma vítima, não caia na armadilha de incentivar-lhe a que devolva os golpes: matricular-lhe em uma academia de karatê não é a melhor solução. Ajude-lhe, pelo contrário, a desenvolver defesas psicológicas para opor-se as tentativas de intimidação,

Não ridicularize seu filho por não saber defender-se sozinho. Não faria outra coisa a não ser aumentar sua ansiedade. O que deve fazer é aumentar a confiança em si mesmo e seu amor próprio. Para isso pode ser útil matricular-lhe em alguma atividade esportiva, como natação, montanhismo, remo ... que lhe ensine a enfrentar-se com os elementos e a adquirir maior confiança em si mesmo. Ajude-lhe a fazer amigos abrindo-lhes as portas de sua casa.

AUMENTE SUA CONFIANÇA 
SEGURANÇA EM SI MESMO
Converse com seu filho e faça-lhe ver que a melhor forma de conseguir que não zombem dele é dar menos importância possível a estas conversas. Desta forma se converterá em uma vítima carente de interesse. Não tente convencer-lhe de que seja o “galinho” como uma criança fraca patética digna de pena mais que como a uma pessoa especial e medrosa. Que lhe conforme em lugar de fugir.

Pode, também, ensinar-lhe a utilizar técnicas de relaxamento ou imagens mentais para aumentar sua segurança e para que seja capaz de receber as ameaças e insultos sem assustar-se nem enfurecer-se.

Não recorra imediatamente a seu professores ou aos pais da criança agressiva para queixar-se. É preferível deixar que seu filho com seu apoio, resolva o problema por si próprio. Unicamente deverá intervir quando este medo se prolongue durante mais tempo ou as brigas se tornam mais violentas .

Averiguar de que habilidades sociais seu filho carece que lhe façam converter-se frequentemente na vítima dos demais.

Se não existe uma razão suficiente ou compreensível para não querer ir ao colégio então deve acentuar sua firmeza para obrigar a criança a ir. Se seu filho observa que duvida ou cede, lhe será cada vez mais difícil conseguir que vá.

É possível que seu filho se queixe dizendo estar doente ou que está com dor de barriga e inclusive que vomite. Nestes casos assegure-se de que não está doente. Se tem dúvidas coloque-lhe o termômetro. Se não tem febre, o certo é que vá ao colégio.

B – MEDO AOS EXAMES. Todos ficamos nervosos ante os exames. De fato, um certo nervosismo faz com que nosso rendimento aumente. Certamente, uma ansiedade exagerada é a razão principal pela qual muitas crianças apresentam um rendimento baixo nos exames.

Uma condição importante para o êxito nos exames é o estabelecimento: Deve fazer seu filho ver que o estudo antes de um exame se parece ao treinamento para uma prova esportiva: quanto mais cedo começar mais possibilidades de êxito terá.

Deve, pois, ajudar-lhe a estabelecer o estudo de forma que possa realizá-lo em sessões curtas e regulares distribuídas ao longo de vários dias, em lugar de “estudos bitolados” dois dias antes do exame.

Tal objetivo convém fazê-lo por escrito em um horário ou plano a colocar no quarto onde habitualmente estuda. Cada dia deverá ir registrando graficamente seus progressos. Isto aumentará sua motivação e confiança diminuindo, portanto, sua ansiedade.

Premie seu esforço durante estes dias e apoie com mil detalhes: preparando-lhe o lanche ou fazendo pequenas visitas.

Não permita que sua ansiedade ante os exames lhes contagie. Deve oferecer-lhe serenidade e facilitar-lhe um ambiente propício para o estudo. Uni-lo com os irmãos para ajudar-lhe a estudar.

Para diminuir sua ansiedade ante a situação de exame pode ajudar-lhe fazendo pequenas provas em casa. Deve assegurar-se de que a princípio as provas são o suficientemente fáceis para que possa ter êxito. Quando se sentir seguro vá incrementando progressivamente a dificuldade das provas. Pode, também, treinar seu filho a praticar o relaxamento enquanto se imagina na sala de aula no dia do exame fazendo uma prova.

É também fundamental que ensine a distribuir o tempo durante a realização das provas. Faça ver que é melhor tentar responder a todas as perguntas do exame que desenvolver muito bem apenas uma ou duas. Assegure-se de que faça ao exame com um relógio e aconselhe-lhe que controle o tempo com frequência.

Ensine-lhe a dedicar tempo à leitura dos enunciados. Este tempo é crucial para o êxito no exame. Também, antes de colocar-se a escrever deverá destacar um tempo a cada uma das perguntas e antes de começar a escrever ensine-lhe a fazer um pequeno esquema ou ideograma das idéias a desenvolver. Lhe ajudará centrar e lembrar-se e além disso, se não der tempo de terminá-lo, ao menos poderá apresentar o esquema de cada pergunta.

Aconselhe-lhe que reserve um tempo, também, a repassar cada uma das questões.

Se não souber responder ou não entender alguma pergunta, ensine-lhe a manter a calma e passar à seguinte aplicando as técnicas de relaxamento de que falamos anteriormente. 
Depois do exame convém não entrar em discussões sobre o mesmo. O melhor conselho é esquecer um exame uma vez realizado e concentrar-se no seguinte.

C – ANSIEDADE ANTE OS DEBATES. A partir dos 6 anos é comum que seu filho comece a trazer deveres para casa e o cumpri-los pode originar-lhe uma considerável dose de ansiedade.

A maioria dos educadores coincidem em que os deveres são importantes para consolidar os conhecimentos adquiridos na classe e para desenvolver no aluno o hábito de estudo e a capacidade para trabalhar de forma independente

É importante que seu filho tenha um horário e se habitue a fazer seus deveres no mesmo lugar e a mesma hora todos os dias. Não permita que seu filho veja televisão antes de fazer os deveres. A televisão reduz sua capacidade de atenção e concentração. Motive-lhe para que não queira vê-la.

Criar um ambiente de estudo é fundamental para evitar as distrações. Enquanto que seu filho está fazendo os deveres procure ler ou realizar uma atividade que não lhe distraia. Se sua mãe está falando pelo telefone ou seu pai vendo o futebol é difícil que ele se concentre.

A princípio convém que comprove com ele, e lhe assegure de que compreende as atividades a realizar enquanto chega do colégio. Desta forma evitará o susto de última hora como a falta de um material quando já fecharam a livraria. 

OS PAIS DEVEM ESTAR DISPONÍVEIS MAS SEM 
RESOLVER-LHE TODOS OS PROBLEMAS

Enquanto trabalha não é conveniente que esteja com ele. É importante que esteja a sua disposição durante o momento dos deveres para ajudar-lhe a resolver suas dúvidas.

Enquanto lhe ajuda, permaneça tranquilo e paciente, ainda que seu filho se engane. E não lhe dê todas as respostas. Invente problemas similares que lhe sirvam de exemplo sobre a melhor forma de encontra por si próprio as respostas.

D – ANSIEDADE ANTE A MATEMÁTICA. Dentre as avaliações escolares a matemática é a que origina maiores níveis de ansiedade nas crianças. Muitos se consideram incapazes para a matemática e reprovam sem remédio não por falta de capacidade, mas como consequência de sua ansiedade.

Se seu filho tem dificuldades com a aritmética, certamente detestará esta avaliação e poderá ficar nervoso e inseguro cada vez que tiver que enfrentá-la esta ansiedade costuma estar acompanhada de sentimentos de desvalorização e falta de auto-estima: “jamais as entenderei, nunca será capaz”.

Quando se produz esta ansiedade, a criança costuma reagir colocando em andamento uma série de mecanismos de defesa como o convite: negando-lhe a tentar resolver o problema, “não sou capaz”, ou tentando fazê-lo o mais rápido possível para fugir rapidamente da situação, com o qual cometerá erros frequentes.

Se seu filho se queixa de que não entende a matemática, não o console com o (lembrando talvez sua própria experiência) pois unicamente reforçará a imagem negativa que seu filho tem de si próprio. Pelo contrário inspire-lhe confiança em si mesmo e proporcione-lhe uma ajuda prática para resolver seu problema.

Antes de tentar ajudar-lhe faça, primeiro, seus próprios deveres: estude o tema e pratique-o em particular. Se improvisar é possível que não saiba resolvê-lo com o qual seu filho se sentirá mais ansioso ao pensar: “se mamãe não foi capaz, como eu vou ser?

OBSERVE COMO SEU FILHO TRABALHA

Revise com regularidade o trabalho de seu filho fixando-se não apenas em suas respostas, mas também nos procedimentos seguintes para chegar a essas repostas. Averigúe se existem lacunas em seu conhecimentos básicos que lhe impeçam de progredir, e ajude-lhe a recuperá-las. Analise a forma em que seu filho estabelece os problemas e faça-o ver os possíveis erros que comete no procedimento de sua resolução. Facilite-lhe a pratica necessária para resolver essas deficiências concretas. Pesquise, também, se existem erros de conceito que deva reparar.

Não se mostre ansioso nem crítico. Mantenha-se amigável e estimule-lhe em todo momento. Estabeleça-lhe questões que esteja certo que seja possível utilidade da matemática em sua vida real estabelecendo-lhe questões de tipo prático. Isto aumentará sua segurança e motivação. 
UM PLANO DE AÇÃO PARA MARTA

1 – SITUAÇÃO:

Marta tem 8 anos e, como se descreveu no início do capítulo, apresenta sintomas de ansiedade que parecem originados pelo stress que supôs a mudança de domicilio, de colégio e a necessidade de fazer frente a esta situação. Neste Plano de Ação nos centraremos em seu comportamento escolar. 

2 – OBJETIVOS:

GERAL: Melhorar sua adaptação escolar e seu medo a enfrentar-se a situações novas.

3 – MEIOS:

- Sua mãe dedicará tempo para conversar com ela e, em especial, a escutá-la para averiguar o que é que lhe produz ansiedade. Levará também um pequeno diário no qual anotará as ocasiões em que Marta mostra sinais de ansiedade.

- Carmem e Fernando conversarão com frequência com a tutora de Marta. Se colocarão de acordo para juntos fazer Planos de Ação que estimula a Marta.

- Averiguarão se outras meninas estão intimidando.

- Lhe ensinarão algumas técnicas de relaxamento quando sente que lhe dói a barriga ou vai vomitar. Se o fizer, não lhe darão muita importância e insistirão que vá ao colégio.

- Lhe sugerirão que convide para passear com eles alguma amiga do colégio com a qual se sinta à vontade.

4 – MOTIVAÇÃO:

- Fernando falará com Marta e lhe contará como ele era quando criança, também teve que mudar-se de cidade e os problemas que teve. Lhe tranquilizará dizendo que com o tempo passará.

- Elogiarão cada pequeno progresso de Marta. Procurarão coisas em que ela se destaca (por exemplo, o desenho) e se reforçarão.

- Carmem procurará ser menos perfeccionista: elogiar seus êxitos e restará importância a suas falhas. 

5 – DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS:

Carmem levou a cabo o registro com o diário durante um mês. Ao analisá-lo comprovou que Marta se mostrava especialmente irritada e ansiosa os dias que tinha aula de inglês.

Falando com ele e com sua tutora descobriu que seu nível de inglês é muito inferior ao da classe, já que Marta vinha de um colégio onde apenas aprendia inglês costumava castigar-lhe pensando que o problema era que não prestava atenção. 
Carmem e Fernando conversaram com a professora de inglês e esclareceram a situação. Desde então estabeleceu-lhe um programa personalizado para ela se sinta capaz de realizar e tudo melhorou.

Quanto aos óculos, falaram com Marta e fizeram ver que as pessoas que necessitam meter-se com outras é porque elas mesmas estão complexadas. Deve sentir pena em lugar de temê-las. Além disso, marcaram uma visita ao oftalmologista para estudar a possibilidade de usar lentes.

Trouxe uma menina em casa várias ocasiões e ultimamente mostra mais interesse por conhecer as meninas de sua cidade.

A Vantagem de VoCês é que só pegaram o que interessa mas eu AMO LER. BJKS





Carmem e Fernando estão contentes. Acreditam que souberam, com a ajuda de Mércia, enfrentar a situação ainda que são conscientes de que todavia lhes resta muito caminho a recorrer.


Questionário de D. Lewis para detectar ansiedade

 Fonte: Livro “Como resolver situações cotidianas de seus filhos de 6 a 12 anos”


TERESA ARTOLA GONZÁLEZ é doutora em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Educação Familiar pelo E.I.E.S (Educational Institute of Educational Sciences). Desenvolve um amplo trabalho de pesquisa docente no campo da Psicologia Infantil e é professora da Escola Universitária Européia da Educação de Fomento de Centros de Ensino. É autora de diversas publicações, em sua maior parte dedicadas aos problemas de aprendizagem, sua avaliação e tratamento.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Aprenda e pratique o Escutar Atentamente. (Série volta às aulas III)

Escutar atentamente pode SALVAR


SABER ESCUTAR  É IMPORTANTE
PARA CONHECER SEU FILHO

Como posso ajudar?

Se seu filho padece de algum tipo de ansiedade deve levá-lo a sério. Muitos pais dão pouca importância aos medos de seus filhos e pensam que se trata de algo que desaparecerá com a idade. Outros se aborrecem com seus filhos por considerá-los muito “moles” ou covardes.

Em primeiro lugar, mantenha-se tranquila e tenha confiança em si mesma. Lembre que a ansiedade pode ser contagiosa.

Brigar com a criança ou dizer-lhe que “deixe de comportar-se como uma boba”, não costuma dar resultado e frequentemente piora as coisas. Deixar passar um tempo tampouco costuma ser uma boa estratégia.

Para ajudar seu filho a esforce-se primeiro em compreender sua ansiedade e os desagradáveis sintomas mentais e físicos que o acompanham. A seguir deverá esforçar-se em averiguar por que seu filho está ansioso e ensinar-lhe alguns procedimentos para combater os sintomas físicos e mentais da ansiedade.

Também deverá melhorar sua auto-estima para ensinar-lhe a enfrentar-se à vida com mais confiança, segurança e boa adaptação.

UMA ALTA AUTOESTIMA É UM BOM ANTÍDOTO 
CONTRA A ANSIEDADE

Do mesmo modo, as situações familiares negativas para a criança e os conflitos familiares deverão solucionar-se para que a criança encontre em sua família um ambiente relaxante, e realizar as mudanças ambientais necessárias para eliminar as fontes de ansiedade e estress inecessárias.

Pode também proporcionar a seu filho algumas habilidades e recursos para que consiga enfrentar as situações conflitivas com maior confiança.
ENSINAR-LHE A RELAXAR-SE


Uma forma de ensinar seu filho a controlar seus medos e preocupações é ensinando-lhe a relaxar.

A relação é o antídoto natural do corpo contra a ansiedade. Existem muitas formas de aprender a relaxar-se, ainda que nem todas são fáceis de aplicar com crianças. Certamente, à maioria das crianças lhes encanta que lhes ensinem técnicas de relaxamento se lhes apresentam como um jogo divertido.

Algumas das técnicas mais utilizadas (que não descrevemos por questão de espaço neste livro) são as seguintes:

- Manter-se cômodo e em silêncio em um quarto tranquilo

- Escutar algum peça musical que lhe agrade muito.

- Esticando alguns músculos e a seguir relaxando-se. Se puder, por exemplo, faça-lhe imaginar que é uma marionete com fios amarrados na cabeças mãos e pés, e faça-lhe dançar enquanto simulamos manipular os fios. A seguir simularemos que vamos cortando os fios um a um e induzindo-lhe a que relaxe.

- Criando um filme mental. Lhe pediremos que imagine o mais vivamente possível uma imagem que lhe resulte muito agradável e relaxante: estar deitado na praia sentindo o calor do sol e o barulho das ondas; deitado sobre a grama ouvindo as flores: flutuando deitado sobre uma nuvem ... qualquer imagem é válida sempre que se trata de um lugar muito pessoal onde a criança se sinta a vontade. Um lugar especial e privado ao qual pode voltar cada vez que se sente tenso ou ansioso,

- Através de imagens que se associam com um estado de relaxamento.

- Penando em uma experiência passada feliz.

- Escutando uma música com instruções especiais sobre relaxamento.

- Respirando profundamente.
Como enfrentar situações cotidianas?

Entre os 6 e os 12 anos há algumas áreas nas quais a ansiedade tem mais probabilidades de aparecer.

A – ANSIEDADE ANTE O COLÉGIO: Este tipo de ansiedade é muito comum e pode aparecer como consequência da preocupação por uma avaliação determinada, ou pela atitude de algum professor em real. Também pode reforçar-se para que a criança se sinta incapaz de superar as tarefas que deve realizar no colégio.

Em ocasiões a recusa em ir ao colégio é consequência, não do que ocorre, mas do que pode ocorrer em casa enquanto ela está ausente: por exemplo, se a mãe está doente, se há problemas entre os pais ...

- Se se sente triste e mau humorado nos últimos dias de férias.

- É mais propenso a doenças benignas durante o curo escolar.

- Chora quando tem que ir ao colégio.

- É infeliz por culpa de uma ou mais das avaliações escolares.

- Costuma voltar em casa, do colégio, de mal humor.

Nestes casos deverá averiguar se existe alguma boa razão para que a criança se comporte assim. É possível que outras crianças estejam lhe aborrecendo ou intimidando ou inclusive que o problema seja o próprio professor. Deverá, além disso, assegurar-se de que seu filho se sente capaz de realizar o trabalho escolar ou pensa que lhe resulta muito difícil.

Se seu filho mudou recentemente de colégio é possível que sinta medo aos desconhecidos: que não saiba onde estão os serviços, onde sentar-se, onde deixar sua lancheira ... nestes casos deve falar com seu filho e advertir-lhe que a princípio tudo parecerá um pouco estranho, mas que ninguém lhe importará que lhe pergunte. Uma boa medida pode ser levar seu filho ao colégio antes de que comece o curso para que o conheça, para que tenha uma idéia de onde está cada coisa e que conheça a seu professor antes de começar o curso. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Quando prevenir é o melhor remédio.(Série volta às Aulas II)


COMO SEMPRE,
O MELHOR É PREVENIR
O que fazer ante estes casos? Em primeiro lugar, prevenir o medo. Isto implica que devem evitar-se as ocasiões que provocam ansiedade. Para isso é fundamental que, em sua casa, existe um ambiente de calma e serenidade. As discussões entre os pais, uma atmosfera tensa, a irregularidade habitual dos horários o nervosismo e a agitação são fatores que não contribuem ao sentimento de segurança que precisa seu filho.

UM CLIMA FAMILIAR DE CALMA E SERENIDADE É FUNDAMENTAL PARA
PREVENIR A ANSIEDADE NAS CRIANÇAS
Depois deverá tranquilizar seu filho. Tentará compreender-lhe, mostrar-lhe mais afeto e não deve zombar de seus medos. Procure um momento propício para falar-lhe deles.
A seguir deverá tentar uma reeducação progressiva. Assim, se seu filho tem medo à escuridão, lhe permitirá deixar uma luz ao princípio e irá diminuindo paulatinamente até tirar-lhe totalmente. Ao mesmo tempo irá tratando de inspirar-lhe autoconfiança e segurança em si mesmo. E tem especial cuidado em não utilizar o medo como meio educativo. 
PARA SUPERAR SEUS MEDOS DEVER IR POUCO A POUCO
COMO SE ESTIVESSE SUBINDO OS DEGRAUS DE UMA ESCADA
C – AS FOBIAS
O termo “fobia” significa pânico ou medo: Diferem de outro tipo de medos em três aspectos fundamentais:

- O medo é intenso, até tal ponto que a criança não seja capaz de controlá-lo.
- O objeto temido não implica uma ameaça real (por exemplo, um rato ou um cachorro).
- O medo é tão forte que faz com que a criança trate de evitar a situação no futuro.

As fobias pelos animais e outros objetos específicos são muito comum nas criança dentre 2 e 6 anos de idade. A partir desta idade, a maioria das crianças são capazes de superar suas fobias. Se uma fobia continua até a adolescência, é provável que se mantenha na vida adulta.
A melhor forma de tratar as fobias é abordada logo, antes de que se estabeleçam. O principal problema para superá-la é que a criança fóbica tenha tanto medo que faça todo o possível para evitar o objeto temido, e desta maneira nunca pode averiguar que realmente não há nele nada a temer.

Pode ajudar seu filho fazendo-lhe enfrentar-se aos objetos ou situações temidas muito lentamente mediante pequenos passos escalonados. Programe cada passo com muito cuidado de forma que quando deve superá-lo apenas experimente uma ligeira ansiedade. Se nota que tem medo, é que vai muito depressa, ou os passos são muito grandes. Neste caso deverá voltar atrás até um passo que seu filho seja capaz de superar.

D – CONDUTAS RITUAIS E OBSESSÕES
Uma conduta ritual é uma ação repetitiva que tem um significado especial para a pessoa que a realiza. Produz uma sensação de alívio e redução da tensão. Muitas crianças dentre 5 e 10 anos apresentam condutas rituais:

- Colocar em fila seus bonecos ou jogos.
- Colocar sempre as coisas na mesma ordem.
- Não pisar nas faixas dos ladrilhos da rua.
- Repetir muitas vezes a mesma palavra ou frase .
- Fazer as coisas sempre na mesma ordem.
- Fazer sempre as coisas da mesma maneira (antes de dormir, tomar banho ...)
- Comprovar as coisas uma e outra vez.
- Tocar todos os objetos de forma reiterada.

Estes atos rituais costumam constituir uma forma através da qual a criança elimina sua ansiedade. Ao conservar as coisas iguais e familiares, a criança se sente mais segura. Certamente, em ocasiões, estes rituais podem chegar a dominar a criança. Nestes casos deverá pesquisar o que é que pode lhe produzir ansiedade e impedir de forma firme mas carinhosa em que realiza estas condutas. A princípio é normal que proteste. Mas ao longo, sua firmeza transmitirá a seu filho sentimentos de segurança e bem estar.
As obsessões são similares aos comportamentos similares mas se diferenciam destes em que se trata de pensamentos persistentes e indesejados e são mais frequentes nos adultos que nas crianças.

O que é que lhe deixa ansioso?
A ansiedade costuma ser o resultado de sentimentos de inadequação ou inferioridade. Estes podem surgir como resultado de algumas das circunstâncias que a seguir detalhamos.
PAIS EXCESSIVAMENTE CRÍTICOS, EXIGENTES E PERFECCIONISTAS:
Se você ou seus professores criticam a criança com frequência por seus erros, se os mostram excessivamente exigentes e dão a impressão de que seu carinho ou respeito depende de seu êxito, é muito provável que a pressão que a criança experimenta por cumprir suas altas expectativas gere nela ansiedade.
Neste caso, a criança está excessivamente preocupada por satisfazer as expectativas dos adultos e responder suas exigências. Isso implica uma perca de segurança, uma atitude de autocrítica, um descenso da motivação e uma imagem negativa de si mesmo.

ELOGIE SEUS ÊXITOS
E NÃO DÊ TANTA IMPORTÂNCIA
A SEUS FRACASSOS
Quando critica uma criança com frequência por suas faltas, esta acaba sentindo-se culpada. Se torna medrosa ante as nova situações e se sente insegura em suas relações com os demais. Qualquer ameaça, critica pessoal ou sugestão desfavorável aumenta seus sentimentos de insegurança. 
Em outras ocasiões, o medo ao fracasso não provém das altas expectativas dos pais, mas da própria criança; como quando deseja igualar os êxitos de seu irmão maior, ou parecer-se a seu pai.
Há crianças que podem ir muito bem ao colégio, mas o que lhes motiva é o medo ao fracasso em lugar da necessidade de êxito. Enquanto que o que motiva a criança não é o obter um êxito, mas o evitar a todo custo um fracasso, qualquer erro gerará uma notável dose de ansiedade.
PROBLEMAS FAMILIARES. Quando os pais têm problemas, discutem com frequência, têm problemas de trabalho ... as crianças podem desenvolver uma ansiedade intensa. Muitos pais pensam que seus filhos não se dão conta da existência destes problemas, já que procuram não discutir na sua presença. Deve ter em conta que seu filho tem uma espécie de “radar” e detecta facilmente qualquer problema.
AS RELAÇÕES COM OUTRAS CRIANÇAS: As relações com outras crianças podem ser, também, fonte de ansiedade. As ameaças por parte de um menino mais forte, as conversas dos companheiros, podem supor para algumas crianças uma ansiedade considerável.
INQUIETUDES SEXUAIS: Pode originar-se com frequência como consequência de cenas vistas na televisão de filmes visto às escondidas, de brincadeiras de caráter sexual de outras crianças. Os pais devem ter em conta que a melhor forma de prevenir este problema é conversando com os filhos e adiantando-se em tratar sobre os temas de educação sexual para ser os primeiros em estabelecer as idéias positivas.
PAIS  INSEGUROS E ANSIOSOS:  As crianças ansiosas costumam ter pais, e em especial MÃES,  com altos níveis de ansiedade.
Os medos específico não se passa de pais para filhos, mas o que pode ocorrer é que a criança herde um SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO mais sensível à estimulação e, portanto, uma tendência à ansiedade,  uma maior vulnerabilidade à ansiedade.
Mas, fundamentalmente, a ansiedade se transmite de pais para filhos através de seu comportamento. Quando os próprios pais são medrosos ou inseguros podem transmitir a criança seus medos. Se continuamente lhe advertimos possíveis perigos, se lhe superprotegemos e não lhe deixamos ser independentes, não é de estranhar que nosso filho se sinta inseguro e imite nosso comportamento .

LEMBRE QUE A ANSIEDADE É
CONTAGIOSA. MANTENHA A CALMA
E A SERENIDADE
Frequentemente, a ansiedade se disfarça em forma de mau humor, irritabilidade, comportamento agressivo, impulsividade e outras formas de má conduta.
Além disso, muitas crianças ocultam suas inquietudes por:
- Medo a que não se leve a sério.
- Medo a parecer bobas ou infantis ou covardes.
- Medo a que lhe repreenda, ridicularize ou humilhe.
Para averiguar com certeza o que é que está preocupando a seu filho deverá observar atentamente e aprender a escutar-lhe com uma mentalidade receptiva.

CADA CRIANÇA É DIFERENTE
CONHEÇA A SEU FILHO
Uma forma de identificar a causa das ansiedades de seu filho é que se proponha a levar um pequeno diário de seu comportamento. Não é necessário descrições longas e detalhadas. Basta que anote brevemente o que a criança fez durante o dia junto com qualquer sintoma de ansiedade: dor de barriga, perca de apetite, pesadelos, choro.
Dito em registro convém que se refira ao que ocorreu imediatamente antes e depois das manifestações de ansiedade.
Anote o que aconteceu justo antes de que seu filho mostrasse sintoma de ansiedade, o momento do dia, e o lugar onde esta se apresentou (antes da aula de ginástica, quando criticou, quando viu a determinado professor), assim como o ocorrido como consequência deste comportamento: se lhe castigou, se lhe permitiu sair com uma das suas ...
A cabo de uns dez dias releia todas as anotações e tente ver se há algo a fazer em comum: por exemplo, pode descobrir que seu filho tem dor de barriga cada vez que tem um jogo de futebol ou que fica de mau humor cada vez que tem uma festa; estas anotações lhe darão importantes pistas do que está acontecendo com a criança.
Também é fundamental que saiba ESCUTAR a seu filho: uma escuta atenta que lhe permita entender o que disse além daquilo que não disse resulta fundamental. Para isso, convém que tenha em conta as seguintes recomendações:
- DEIXE O QUE ESTÁ FAZENDO: As crianças nem sempre escolhem o momento mais oportuno em que querem ser escutadas. Se está na cozinha fazendo a torta para o jantar tem duas opções: ou deixar a torta e escutar-lhe atentamente ou dizer a seu filho que nesse momento não pode escutar-lhe com suficiente atenção e logo lhe chamará para conversar com ele. Mas NÃO FAÇA AS DUAS COISAS AO MESMO TEMPO.
- NÃO ESCUTE QUANDO ESTIVER ABORECIDA: Quando seu filho chega em casa com uma notificação do colégio por seu mau comportamento é provável que seu aborrecimento não lhe permita escutar as explicações que seu filho tenta dar-lhe. Não tente escutá-lo enquanto não tiver se acalmado e puder valorizar a situação de forma objetiva.
- NÃO ZOMBE nem ignore os argumentos de seu filho.
- ESCUTE POSITIVAMENTE. Isto implica que dever escutar com os olhos além de com os ouvidos. Reserve um tempo no qual possa prestar total atenção o qual seu filho quer contar-lhe. Uma boa hora costuma ser quando estão deitados na cama antes de dormir. Escute-lhe e trate de intervir o menos possível. Qualquer interrupção, sobretudo se for para criticar-lhe, fará com que a criança se retraia.
Anime seu filho para que fala com liberdade, sem dizer-lhe nada mas escutando-lhe com interesse. Ensine-lhe que não há nada de tão ruim que não possa contar. Peça exemplos concretos dos comportamentos que lhe causam ansiedade.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vamos entender essa tal de Ansiedade...(Série volta às Aulas I)


Quantos aí no meio podem precisar de cuidados especiais?
 Espero não seja o seu.




Como se manifesta a ansiedade?
A ansiedade pode adotar formas diversas. Geralmente se dão quatro tipos de repostas de ansiedade: a ansiedade geral difusa ou crônica, os medos, as fobias e as conduta rituais ou obsessivas.


A – ANSIEDADE CRÔNICA
Por ansiedade geral ou crônica se entende um estado de preocupação devido a uma circunstância incerta ou inespecífica que ameaça em provocar algum dano grave. Nestes casos, a angústia mental e física que experimenta a pessoa que a sofre não pode atribuir-se a uma pessoa, anima ou situação concreta. A criança tem medo mas nada de concreto; fica intranquila, ansiosa.


A pessoa que a sofre a experimenta como uma espécie de “nuvem negra” que lhe rodeia desde o momento que se desperta até o instante em que dorme. Como um estado constante de apreensão e preocupação. Como um “flutuar” no ar” como um “medo sem saber do quê”.


Este excesso de ansiedade também recebe o nome de síndrome de estresse depressivo e costuma ir acompanhado de sintomas como:
- Esgotamento, perca de energia e fadiga.
- Perca de confiança em si mesmo e interesse pelos demais.
- Diminuição das relações pessoais.
- Irritabilidade: a criança se torna cada vez mais irritada, é incapaz de suportar qualquer contratempo ou frustração e tende a valorizar mais os fracassos que os êxitos.
- Depressão: choro frequente, falta de amor próprio e sentimentos de indecisão (não posso fazer nada).
- Problemas de saúde: dores de barriga, dores musculares (costas e pescoço), dores de cabeça, vômitos.
Nas crianças, a ansiedade crônica está na base e muito problemas escolares e frequentemente dificulta a capacidade da criança para:
- Assimilar as lições. 
- Resolver problemas. 
- Tomar decisões. 
- Aprovar exames.
- Fazer amigos. 
- Relacionar-se com seus professores.
Tem também importantes efeitos negativos sobre a própria imagem, auto-estima e segurança em si mesmo da criança.
Há certas épocas na vida da criança nas quais pode estar especialmente propensa a padecer deste tipo de ansiedade:
- Ao começar a etapa escolar.
- A mudança de colégio e a necessidade de fazer novos amigos.
- Ao finalizar a educação secundária com a preparação dos temidos exames.
- Para a puberdade: sua mente e seu corpo devem adaptar-se as mudanças que têm lugar a esta idade.
Também, certos acontecimentos importantes na vida da criança podem gerar uma ampla dose de ansiedade:
- A morte de um familiar ou amigo próximo.
- A separação de seus pais.
- A perca de emprego do pai ou da mãe.
- A mudança de domicílio.
- A morte de um animal muito querido.
- O rompimento com um amigo íntimo.


ESTEJA ATENTA, (O) NESTES MOMENTOS, SEU FILHO  
NECESSITA COMPREENSÃO E APOIO


B – OS MEDOS
Os medos se referem à ansiedade provocada por algo que seu filho pode ver, ouvir ou experimentar: medo aos cachorros, aos estranhos, aos exames. Costumam estar acompanhados dos mesmos sintomas físicos e mentais que a ansiedade, se bem que costumam apresentar-se de forma mais intensa mas tão duradoura.


Os medos variam conforme a idade da criança. As crianças dentre 0 e 3 anos temem especialmente distanciar-se dos pais e desconfiam dos estranhos.


Entre os 4 e 6 anos, é a idade da imaginação transbordada, os medos aos fantasmas, os monstros, as bruxas, a escuridão. A medida que a criança se torna adulta, os medos imaginários são reempregados por outros reais.


Entre os 6 e 12 anos, alguns dos medos mais comum são os seguintes:
- Medo de ser ridicularizado, zombado, castigado, criticado ou sentir-se humilhado. 
- Perder o amor ou respeito de seus pais, a não cumprir suas expectativas, ao fracasso.
- Medo a dor física, machucar-se, fazer feridas. 
- Medo à morte, às guerras (por volta dos 8 anos).
- Medo ante alguns fenômeno naturais (tempestades, por exemplo ).
- Medo à relação com outras crianças: fazer novos amigos, ser ridicularizado. 
- Medo à escola, aos exames, à matemática, aos esportes. 
- Medo sexual, que lhe vejam nu, que não seja uma pessoa “normal”.
Geralmente, estes medos infantis constituem uma etapa passageira mas podem continuar e converter-se em um problema quando:
- A criança tem um temperamento ansioso e sensível.
- Os pais têm medos parecidos.
- A criança teve que enfrentar acontecimento estressantes.
- Após uma experiência negativa de medo na vida real.
- Não se fez nada para ajudar a criança superar seus medos.
- Se deu muita importância ao medo.
- Quando se evitam as possíveis situações que geram o medo. 




Ok. Concordo, sexta feira vamos ver que é melhor prevenir e o que fazer, afinal ficam com o fim de semana pela frente para se organizarem.