sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Olha os Brotos.....rsrs!!!!


Adicionar brotos crus às refeições supre a cota diária de diversos nutrientes e melhoram a digestão.


Os brotos são embriões de plantas em pleno crescimento e, quando vão à mesa, deixam qualquer prato mais nutritivo. É o que mostra "Brotos: Receitas da Culinária Viva" (Editora Alaúde), da consultora de nutrição americana Kathleen O'Bannon.


Ali a gente fica sabendo que as sementes, suas precursoras, são ricas em fibras, e, após germinarem, apresentam concentrações até 15 vezes maiores de enzimas. "Elas atuam diretamente na digestão, melhorando o funcionamento do intestino", explica Alberto Peribanez, médico e especialista em nutracêutica que assina o prefácio da obra. "Até a respiração celular é favorecida", completa.


Sem falar que os brotos auxiliam a eliminar as toxinas que ficam circulando pelo corpo. Eles também entram na receita do popular suco vivo. Feito de grãos germinados, como a linhaça, ele é rico em vitaminas como as A, D, E e K, gorduras do bem, além de propriedades antioxidantes que nos blindam contra diversas doenças.

Germinação


Quem disse que é preciso ter uma horta para plantar a própria comida? Kathleen O'Bannon, autora do livro, estimula o toque pessoal nas refeições. Desde a escolha da semente e germinação até as receitas de dar água na boca. Você pode escolher levando em conta os nutrientes, o recipiente usado ou o tempo que leva para cada broto crescer.

Algumas propriedades dos brotos:


Feijão-mungo

Essa leguminosa contém ferro e vitamina C. No Oriente, o broto é usado para baixar a temperatura em caso de febres.

Alfafa

Protege contra leucemia, dá um basta às placas que entopem as artérias e controla as ondas de calor da menopausa.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Benefícios do suco verde para a saúde


Com a Primavera agora a "bola da vez" é a chegada do verão. Nenhum exagero vai ajudar, mas pequenas coisinhas regradas não fazem mal nenhum e no mínimo HIDRATAM.




Folhas, legumes, raízes, brotos e sementes. 

Descubra os ingredientes do suco verde, que, além de saboroso, oferece benefícios à saúde e à pele.


A moda de beber um copo de suco verde pela manhã tem conquistado cada vez mais adeptos. Isso porque num mesmo copo, o suco concentra uma dose surpreendente de nutrientes, com destaque para a clorofila. Em nosso organismo, ela ajuda a desintoxicar, melhorar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a energia.


Saúde concentrada

Principais ingredientes do suco, as folhas verde-escuras (couve, rúcula, espinafre) são ricas em substâncias antioxidantes, famosas por combaterem os radicais livres, que, em excesso, aceleram o envelhecimento da pele e do organismo como um todo. "Outro componente valioso dos vegetais é o ácido fólico, vitamina do complexo B necessária para a manutenção do sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos", explica Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional, em SP.

Dependendo da receita, também oferece cálcio (importante para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Acrescente água de coco ou chá (verde, branco, de cavalinha ou cidreira) à receita, e o suco ganha mais poderes: desincha e ajuda a queimar gordurinhas.

Estrela da culinária viva - tendência alimentar que prioriza o consumo de alimentos crus e orgânicos -, o suco verde ainda pode ser feito com brotos. Eles são ricos em enzimas capazes de eliminar de forma eficaz resíduos e toxinas acumulados em nosso organismo.  

As sementes (linhaça, girassol e gergelim) e frutas oleaginosas (amêndoa, castanha-do-pará) germinadas também são altamente nutritivas e, por isso, reforçam as defesas do organismo.

Clorofila caseira


SUCO DA LUA

· 1 colher (sopa) de semente de linhaça germinada· 2 maçãs com casca e sem sementes· 2 ameixas pretas sem caroço· 1 pedaço (3 cm) de folha de babosa· 2 folhas de couve· 2 cubos de gelo (opcional).

Passe as maçãs na centrífuga. Transfira o suco para o liquidificador e bata com os outros ingredientes. Coe. Sirva em seguida.

Rende: 1 copo grande (300 ml)

SUCO DE MAÇÃ E AGRIÃO

· 3 maçãs com casca e sem sementes· 1 pires (chá) de agrião· 1 colher (sopa) de suco de limão· 3 pedaços pequenos de gengibre· 2 cubos de gelo (opcional).

Passe as maçãs na centrífuga. Transfira o suco para o liquidificador e bata com os outros ingredientes. Coe e sirva em seguida.

Rende: 1 copo médio (300 ml)

SUCO DE LUZ

· 1/2 pepino com casca cortado em pedaços· 2 maçãs com casca e sem sementes cortadas em pedaços· 1 pedaço (2 cm) de gengibre sem casca· 1 cenoura com casca· 2 folhas de couve· 1 talo de ervadoce (inclusive as folhas)· 1 talo de salsão (use inclusive as folhas)· 1 salsinha· 1 punhado de hortelã (ou capimcidreira)· 1 punhado de sementes germinadas (linhaça, girassol)· 1 punhado de grama de trigo (cultivada em casa)

Bata as maçãs, o pepino e a cenoura no liquidificador. Coe e bata com os outros ingredientes. Volte a coar e beba em seguida.

Rende: 2 copos médios (400 ml)

SUCO DE ABACAXI E BRÓCOLIS

· 2 xícaras (chá) de buquês de brócolis· 1 maçã média com casca e sem sementes· 1 xícara (chá) de espinafre· 1 fatia grossa (100 g) de abacaxi· 2 cubos de gelo (opcional).

Passe os ingredientes na centrífuga, alternando o espinafre com o brócolis, a maçã e o abacaxi para evitar que o aparelho não fique entupido com as folhas. Caso bata os ingredientes no liquidificador, passe na peneira grossa. Sirva em seguida.

Rende: 1 copo grande (300 ml)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mitos e preconceitos cercam a doença


O câncer ainda é envolto por mitos e muito preconceito. Uma pesquisa de um fabricante de medicamento revelou que 36% dos pacientes relacionam o aparecimento da doença a sentimentos negativos – como mágoa e angústia – e 59% sentiram culpa quando foram diagnosticados com tumores no pulmão. A pesquisa revelou ainda que após a cura, os pacientes se tornaram mais religiosos, mais ligados à família e passaram a comer e dormir melhor.
Oncologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Can­ce­­rologia, Luiz Antônio Negrão Dias explica que a origem dos mitos está relacionada ao alto grau de mortalidade no passado. Há 50 anos, 70% dos pacientes faleciam. Hoje, se o tumor for descoberto no início, as chances de cura chegam a 90%. “É uma doença que esteve associada à morte, dor e sofrimento.”
Dias afirma que outro grupo de mitos está relacionado ao tratamento. Há pessoas que acreditam em terapias que usam desde babosa até urina. Segundo ele, médicos não proíbem medidas alternativas, desde que o paciente não seja prejudicado e não deixe de fazer o tratamento convencional. (PC)
Bem, câncer na minha opinião é como ulcera, a gente não tem pelo que come e sim pelo que nos come.
Não faça o que não gosta ou não quer, vc pode fugir de mim, nunca mais ler meu blog e nunca mais ouvir falar de mim, tente fugir de você? Vai ser difícil né?
Já ouviu falar de prostituição? é uma das profissões mais antigas do Mundo, só que prostituição é algo mais que isso, e para mim, a pior forma delas é vc fazer coisas que o (a) deixam contrariada, fazer para não contrariar alguém. Acreditem se há 2 coisas que eu jamais terei, são essas duas. É Opção e vc pode fazer a sua.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Conheça alguns hábitos que devem ser adotados para prevenir o câncer:

DICAS:

- Mantenha o peso e o Índice de Massa Corporal dentro da média. Isso ajuda a prevenir câncer de esôfago, cólon e pâncreas, além de evitar outras doenças, como diabete e problemas cardíacos.
- Faça atividade física por pelo menos 30 minutos diariamente, o que mostra-se eficiente na prevenção de câncer de intestino, mama e endométrio. O exercício ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
- Evite fast food e bebidas açucaradas. Prefira refeições mais leves. Alimentos de alto teor calórico contêm mais gordura e açúcar, o que auxilia no ganho de peso.
- Diminua o consumo de carne vermelha e carne processada. A indicação é comer menos de 500g por semana de carne vermelha, associada ao desenvolvimento de câncer de intestino.
- Reduza bebidas alcoólicas. Para quem tem o hábito, homens não de­­vem tomar mais de duas doses por dia e mulheres apenas uma. Há rela­ção do álcool com câncer de boca, faringite, laringite, esôfago e mama.
- Não fume. Até um terço dos cânceres pode estar relacionado com o tabagismo. O tabaco é responsável por cerca de 90% dos cânceres de pulmão.
- Limite o consumo de sal. O sódio pode ser uma das causas prováveis do câncer de estômago.
- Faça check-up anual. Quanto mais cedo é detectado o câncer, maiores as chances de cura. Estima-se que a sobrevida chegue a 90% quando a doença é descoberta no início. Exames de rotina podem ser o primeiro indicador.
Fontes: World Cancer Research Fund (WCRF), Antônio Macedo, Luiz Antônio Negrão Dias e Murilo de Almeida Luz.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mudança de hábitos previne diferentes tipos de câncer

Avanços da ciência ajudam a decodificar a doença, que pode ser desencadeada por fatores genéticos e por costumes rotineiros.

A aceleração das pesquisas sobre o funcionamento do câncer nos últimos 15 anos permitiu que a ciência avançasse na compreensão de como é possível prevenir a doença. Cerca de 20% dos casos podem ser evitados com medidas simples, como a mudança de hábitos alimentares, segundo uma pesquisa da organização não governamental World Cancer Research Fund (WCRF). Os outros 80% estão relacionados à interação e comportamento dos genes e a fatores ainda não estudados.
É consenso que mudanças de hábito são capazes de diminuir o número de ocorrências e há linhas de estudo que trabalham com o desenvolvimento de vacinas e sequenciamento genético, que podem ser capazes de evitar o aparecimento de células cancerígenas.
Pesquisas científicas mostram que existe relação entre alguns cânceres e hábitos, os mais citados são o fumo e a obesidade. O tabagismo, por exemplo, está ligado ao aparecimento de um terço dos tumores. Segundo a WCRF, todos os anos 2,8 milhões de novos casos estão ligados à falta de atividade física, dieta incorreta e sobrepeso. E o número deve aumentar consideravelmente na próxima década.
Apesar disso, se houver mudanças no comportamento, aliadas às descobertas científicas, o câncer poderá deixar de ser, no futuro, uma doença com significativo grau de mortalidade. É provável que muitos sejam evitáveis e que nos demais haja ampla sobrevida aos pacientes.
“O câncer é uma doença da vida moderna. O ser humano se tornou sedentário, ficou estressado, vive por mais anos e passou a ter uma dieta rica em carboidratos e comida processada”, diz o médico do Hospital Albert Einstein, Antônio Macedo, especialista em cirurgia oncológica gástrica. Ele conta que há dez anos a taxa de câncer de esôfago era de 4 a cada 100 mil, valor que hoje chega a 24.
Com ajuda da ciência, se descobriu que a atividade física pode auxiliar a diminuir a ocorrência de câncer de intestino e que carnes vermelhas e processadas podem, ao contrário, aumentar o risco. Também há comprovações de que gordura corporal amplia o número de tumores de esôfago, pâncreas, mama, rim e endométrio.
Futuro
Hoje o câncer é a doença mais estudada no mundo e produz o maior número de artigos científicos em revistas especializadas. O tempo entre as descobertas científicas e suas aplicações na população em geral diminui cada vez mais.
Um exemplo claro de como isso ocorre é a prevenção do HPV. O médico Júlio César Teixeira, da Unicamp, coordena um estudo sobre vacinas contra o HPV. Ele afirma que o vírus está relacionado 100% ao câncer do colo do útero, 90% ao do canal anal e 40% aos tumores de pênis, vulva e vagina, além de relação com tumores de mama e leucemia.
Em 2008, um grupo de cientistas de vários países criou o Con­sórcio Internacional do Genoma do Câncer para auxiliar no sequenciamento genético de mais de 50 tipos de cânceres. O objetivo é comparar o DNA das cé­­lulas doentes e sadias de uma mesma pessoa para verificar o que de­­sencadeou o tumor. Ano passado, eles anunciaram na revista Na­­ture que o objetivo é ter 25 mil ge­­nomas diferentes até 2018. Na in­­ternet, o grupo tem um portal com acesso livre a dados de 2, 8 mil tumores.
Além do fator genético, questões ambientais (estresse, condições de vida, alimentação, etc.) podem ser o grande definidor no aparecimento ou não do câncer. Balancear todos estes fatores para fazer um diagnóstico correto é o grande desafio para o futuro.
Meu Grifo:
Comento para que pensem no assunto e principalmente na Pouca vergonha, ou falta dela. Morei na África, havia num dos países onde Morei, um grande ERVANÁRIO, cujo titular era o "Velho Sambo" sim ele tinha mais de 100 anos, e nas mãos dele ninguém morria de câncer. Porque será que ele era mantido em segredo? Sempre ouvi dizer que perguntar não ofende.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cientistas exploram o poder de cura da energia das mãos


Reiki e outras práticas são procuradas em busca de alívio e equilíbrio.


O biólogo Ricardo Monezi, mestre em fisiopatologia experimental pela Faculdade de Medicina da USP e pesquisador da unidade de Medicina Comportamental da Unifesp, estudou a fundo a técnica de imposição de mãos conhecida como reiki.

"Na adolescência, ela me ajudou a vencer uma depressão", conta. Seu desafio era provar o que havia vivenciado. Começou o trabalho em camundongos com câncer, tentando derrubar a tese usual de que as terapias complementares produzem só um efeito placebo. "O animal não cria vínculos com o terapeuta imaginando que será curado nem tampouco alimenta qualquer tipo de fé", resume Monezi.

Os ratos foram divididos em três grupos. Um deles não passou por nenhum tratamento; outro foi cuidado com a imposição de mãos; e o terceiro foi apenas coberto com luvas térmicas. Somente os que receberam energia das mãos apresentaram resultados positivos: o sistema imunológico deles teve maior capacidade de destruir os tumores.

"Os dados preliminares apontam que a prática gera mudanças fisiológicas e psicológicas, como a diminuição da depressão, da ansiedade e da tensão muscular, além do aumento do bem-estar e da qualidade de vida.", conta o médico, que agora estuda o efeito do reiki em idosos.

Há uma década, vem crescendo o número de pesquisas realizadas a respeito do que os cientistas chamam de energias sutis. Um dos centros que avaliam o assunto é a respeitada Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. "A física atual não consegue classificar a natureza dessa força, mas vários estudos indicam que se trata de energias eletromagnéticas de baixa frequência", afirma Monezi.

O gastroenterologista Tomás Navarro Rodrigues, do Hospital das Clínicas da USP, realizou uma pesquisa em pacientes com dor torácica não cardíaca em parceria com a Universidade do Arizona, nos EUA. O objetivo foi avaliar os efeitos da técnica de origem japonesa johrei, também baseada em transferência energética. Os que foram submetidos a ela tiveram melhora de 90% nos sintomas.

"A maioria das práticas, chamadas de curas prânicas, vem do Oriente e existe há mais de 6 mil anos", afirma o fisioterapeuta Sílvio Camargo, professor de meditação e ioga e autor do livro "Cura Energética: o Poder Sutil e Curador das Mãos" (Ed. Pensamento).

"Já foram descritas pelos historiadores antigos muito antes da vinda de Cristo. Há referências sobre isso em um papiro encontrado nas ruínas de Tebas, antiga capital do Egito, entre 1550 e 1069 a.C", acrescenta a ginecologista Marlene Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) e autora do livro "O Passe Como Cura Magnética" (Fé Editora).

A intenção é sanar problemas físicos ou emocionais em sessões em que o terapeuta coloca as mãos sobre a cabeça do paciente, descendo em seguida pelo corpo, mobilizando energia do próprio doador ou do ambiente. Vem dessa crença o hábito de religiosos de estender as mãos durante a oração na tentativa de transmitir as bênçãos ao destinatário da prece. Para Marlene, assim como existe a transfusão de sangue, também é possível transmitir energia.


O Que acontece é que a humanidade cada vez mais aprende que médico e seus remédios não passam de um "triste" remedeio, como disse o Dr. D. Varea um destes dias na Glogo, o Médico estuda 5 anos e nada mais faz que reduzir ou amenizar os sintomas das doenças, para eles, já que se acham "curandeiros" é difícil e anti-comercial admitir, que algo possa realmente curar. E ACREDITEM há Muitas forças que PODEM CURAR SIM .

quinta-feira, 22 de setembro de 2011


 Em 31 de Maio de 2002
eu estava no cimo do morro
que se vê na última foro
e pesava 105 Kgrs.
Como viram O Tempo foi passando e na foto pequena eu estou com o meu filho em Setembro de2002. Assim em Menos de 4 meses e reduzi 30 Kgrs, saí do peso que tive durante 24 anos e determinei o peso que queria, a foto abaixo foi tirada em 19.09.2011
O meu peso está, por opção, entre os 72 e 75 há - nove anos,
É exatamente isso, na 1ª Foto eu estava no topo desse morro e pesava 105kgrs. É claro que eu não estava preocupado com o meu peso, nunca estive o 
que realmente me preocupava era como eu me sentia com ele, então podem entender que me sentia bem, mas assim mesmo eu sabia que a OBESIDADE que era meu estado natural, mais tarde ou mais cedo me traria problemas, aprendi como acabar com ela e está aí o resultado. Fazem 9 ANOS. HJ.
TENHAM UM DIA MARAVILHOSO e ELEGANTE.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tocar um instrumento musical pode proteger contra depressão TAMBÉM


Depois de investigar diversos artigos científicos, pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, concluíram que a prática musical ajuda a combater a ansiedade, a depressão e até o Alzheimer. E não é só pelo bem que faz à alma. Há a melhora da capacidade cognitiva, da memória e do processamento da linguagem.
“Para tocar violão, por exemplo, é preciso ter coordenação motora, decorar melodias e buscar a harmonia sonora”, explica o especialista em medicina comportamental Ricardo Monezi, da Universidade Federal de São Paulo. Por causa desses estímulos, o cérebro acaba ganhando um reforço na manutenção de suas atividades – o que é vital principalmente nos pacientes com demência.
Mente saudável
Os sons ativam o sistema límbico, área do cérebro responsável pela percepção das emoções. Quando essa região é estimulada corretamente, a pessoa tende a identificar melhor o que está sentindo. “Esse reconhecimento é o primeiro passo para aplacar a ansiedade e a tristeza”, conclui.

O Cansaço sem Fim


O cansaço sem fim muitas vezes não é provocado por excesso de trabalho ou estresse nas alturas. Em certos casos, ele pode ser sinal de alguma pane no organismo

por Mariana Agunzi • design Michele Kanashiro • fotos Omar Paixão

Ela parece uma companheira chata que insiste em não se ausentar. Durante o dia, à noite, no trabalho e até mesmo logo após acordar, marca presença e teima em sugar as nossas energias. Estamos falando da fadiga, aquele cansaço interminável e persistente que dá a sensação de que qualquer atividade cotidiana exige um esforço sobre- humano para ser realizada.

O problema pode ser, sem dúvida, um reflexo da vida moderna. Afinal, passar horas no trânsito todos os dias, trabalhar demais e viver naquele estresse constante acaba levando ao esgotamento do corpo e da mente. Porém, existem outros casos em que a fadiga pode ser consequência de uma noite maldormida ou, mais grave ainda, sintoma de uma doença. "Muitas vezes, os pacientes se queixam de falta de energia. Mas trata-se de uma expressão muito vaga, capaz de indicar desde sonolência até depressão", analisa o neurologista Israel Roitman, especialista em medicina do sono do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

O fato é que a canseira exacerbada tem origem de fato no cérebro. Ele envia a todo momento impulsos elétricos para o corpo, e esses impulsos, ao chegarem aos músculos, sofrem reações químicas, resultando em energia mecânica — ou seja, nos movimentos. "A fadiga é fruto de um desequilíbrio, ou seja, quando não há harmonia entre esses estímulos", afirma Cláudio Pavanelli, fisiologista do Flamengo, no Rio de Janeiro.

É claro que ninguém está fadado a viver lutando para manter o pique em alta. Algumas mudanças no estilo de vida já ajudam a repor o gás total. Além disso, entender as causas do esgotamento é primordial para domá-lo, principalmente nos casos em que ele vem de enfermidades. Por isso, nada de desanimar: o importante é se mexer e recarregar as baterias.

A síndrome da fadiga crônica Quando o cansaço persiste por meses a fio e não tem causa definida, ele pode ganhar essa alcunha. Apesar de não ter sido completamente desvendada, os pesquisadores acreditam que a síndrome da fadiga crônica decorre de infecções e doenças autoimunes. Para contorná-la, exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis são essenciais.


Por que a pilha fica fraca?

Antes que os tais "doutores" a ou (o) adoeça para levar seu rico dinheiro e não resolver o problema entenda algumas coisas: Nós somos perfeitos por criação, o nosso corpo é a mais perfeita e funcional das máquinas, nunca nada foi criado que se assemelhe ao corpo humano. A MODERNIDADE que resolve tudo, Está STRESSADO. E o stress não existe. stress é um fenômeno da física que significa que o ponto de sustentação foi quebrado. Porque Quebrou. Poucas hora de sono, sono fora de horas, excesso de noite mal dormidas. E mais um milhão de outras coisas Leia, e aprenda. 
Então, comece por Auto-disciplinar-se e isso vi com certeza acabar com o tal cansaço ou stress ou lá que coisa linda vc gostaria de ter.
Não vou me alongar mas vou contar uma historinha. Tenho Amigas inteligentes, instruídas, que dizem que me invejam, algumas são eternas dependentes de psicólogos, elas dizem: "Rui eu nã posso dizer porque, não saberia, mas a gente convive com vc e sabe de certeza que vc nunca estressará nem nunca vai entrar em depressão, porque?" eu respondo sempre com a maior sinceridade e não é gozação. PORQUE NÃO QUERO. A minha vida e saúde depene de Mim, e ou eu cuido ou eu me F....Não o médico não vai resolver nada, vai remediar. E quanto mais dinheiro ele souber que eu tenho mais tempo ele vai me manter dependente. A mim NÃO.
Agora querem o Médico. Aí vai. Boa Sorte.
1.Diabete
Como a principal marca da doença é a dificuldade de o açúcar entrar nas células, seja pela falta de produção de insulina, seja pela incapacidade desse hormônio de trabalhar, a glicose no sangue se eleva. "e a glicemia alta faz o indivíduo urinar mais, emagrecer e perder massa magra. Por isso, é comum diabéticos terem cansaço muscular", afirma Maria Ângela Zaccarelli, euroendocrinologista do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

2. Anemia
a escassez de ferro não tem como sinal único a pele pálida. a fadiga é uma de suas características predominantes. "a anemia pode causar cansaço, sono, desânimo, queda de cabelos e até mesmo falta de ar", afirma a nutricionista Roseli Ueno, da Universidade de São Paulo. Nas mulheres, é um fenômeno mais recorrente durante a menstruação, quando a perda de sangue aumenta o déficit de ferro no organismo.

3. Apneia
o popular ronco destrói a qualidade do sono do indivíduo. ele é duas vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres e, por se distinguir pela interrupção da passagem do ar pela garganta, provoca o ruído e despertares breves durante a noite. essa insconstância durante o repouso noturno pode ter como consequência uma leseira sem hora para acabar no dia seguinte.

4. Depressão

vigor abaixo de zero é um traço de quem padece desse problema. apesar de ser uma doença de origem psíquica, a depressão mina a disposição física. "Nela, ocorre um processo inflamatório dentro dos neurônios que atrapalha seu funcionamento. e isso acaba gerando o cansaço", afirma o psiquiatra teng Chei tung, do instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

5. Fibromialgia

essa síndrome aflora a sensibilidade para a dor. estima-se que apenas um homem a cada oito mulheres apresenta a doença, que tem raiz genética, podendo passar de mãe para filha. as dores constantes levam à debilitação. "a pessoa pode ter o sono perturbado e levantar fatigada, sem falar que a própria dor já gera indisposição", explica o reumatologista Roberto Heymann, da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

6. Doença cardíaca
Piripaques no peito também estão na lista dos motivos por trás de uma letargia. arritmia e entupimento de artérias são alguns dos precursores da canseira exacerbada. "o coração problemático não bombeia direito o sangue para todos os órgãos. Com isso, eles tendem a entrar em falência", avisa Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia do Hospital do Coração de São Paulo. Sinal do perigo: uma baita fadiga

7. Distúrbios da tireoide

os hormônios tireoidianos são vitais para manter o metabolismo aceso. Uma característica comum entre o hipertireoidismo, quando a tireoide trabalha demais, e o hipotireoidismo, situação em que a glândula fica lenta, é a apatia total. "o coração bate muito rápido e o indivíduo se queixa de cansaço extremo", afirma Maria Ângela Zaccarelli.

8. infecções
além da febre, outro sinal que deve ser notado nesses casos é a diminuição, por assim dizer, da vitalidade. Seja naquela gripe passageira, seja em um quadro mais severo, como a hepatite, a pessoa fica enfraquecida, em maior ou menor grau. "é que o organismo concentra suas forças na luta contra o agente infeccioso", justifica o infectologista Plínio trabasso, da Universidade estadual de Campinas, no interior paulista. daí o esgotamento do indivíduo.

6 táticas para recarregar as baterias
Hábitos e atitudes que energizam o dia a dia

1.Checkups
Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. ele poderá pedir exames como hemograma, teste de glicemia, dosagem hormonal e outros mais específicos, caso do eletrocardiograma e do teste de função hepática, que ajudam a identificar o que está prejudicando a disposição.

2. Hidratação
Para quem não quer se cansar, um conselho: manter o corpo abastecido de líquidos pode ser uma tática de sucesso. "Se a pessoa não se hidratar, as células vão extrair a água da circulação. o sangue se torna mais denso e a absorção da energia também vai ser dificultada", explica o fisiologista Cláudio Pavanelli.

3. Alimentar-se regularmente

Fazer refeições a cada três horas é outro segredo para afastar a fadiga ao evitar a queda brusca das taxas de açúcar no sangue. "a maioria dos indivíduos que reclamam de falta de energia não come direito", ressalta Roseli Ueno. Proteínas, carboidratos, fibras e gorduras como o ômega-3 devem estar no cardápio.

4. Exercícios físicos

exercitar o corpo melhora a captação, o transporte e a utilização do oxigênio em nosso organismo. Coração, pulmão e músculos conseguem converter mais desse gás em energia. Por isso, deixar a preguiça de lado e mexer o corpo é um excelente começo para driblar o cansaço constante.


5. Dormir bem
Pregar os olhos por pelo menos oito horas é sinônimo de disposição. o neurologista israel Roitman dá a receita do bom sono: evitar álcool, bebidas cafeinadas e refeições pesadas; ir para a cama sempre no mesmo horário; por fim, nada de ver tv, usar o computador e se exercitar até três horas antes de dormir.

6. Atividades prazerosas
atenuar o estresse é fundamental para fugir da indisposição. e nada melhor do que fazer aquilo de que se gosta para chacoalhar a rotina. "as atividades prazerosas são estimulantes para o cérebro e para o corpo. enfim, evitam que a gente enferruje", afirma o psiquiatra teng Chei tung.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pequenos derrames podem levar ao glaucoma


Pronto cuidem desse Olhos Maravilhosos Fim de Ler para repassar rsrsrsrs BJKS
Um estudo realizado por oftalmologistas de Hong Kong com pessoas que sofrem os chamados derrames cerebrais silenciosos - bloqueios de pequenas artérias cerebrais, sem apresentar sintomas - pode ajudar a solucionar o mistério da ocorrência do glaucoma  de tensão normal (GTN). 

Bloqueio assintomático de artérias cerebrais é ligado a perda de visão. 


Essa manifestação da doença trata-se de um enigma para os médicos já que nela não ocorre o aumento da pressão intra-ocular, que é considerado o fator de risco mais frequente para desencadear o mal.O glaucoma ataca o nervo óptico, estrutura que leva a informação visual até o cérebro. Há mais de 30 formas da doença. A forma mais comum é a de ângulo aberto, que atinge a população acima de 40 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, são mais de 65 milhões de pessoas com a enfermidade. O problema é responsável por 5,2 milhões de casos de perda total da visão. A ocorrência de glaucoma em pessoas com pressão intra-ocular normal ainda é considerada um enigma para os médicos. O estudo avaliou quase 300 pessoas com GTN. E, cerca de 30% dos participantes, cuja perda de visão progrediu mais rapidamente, sofreram derrames cerebrais silenciosos. "Fatores de risco vasculares podem influenciar a pressão intra-ocular nessa forma de glaucoma causando neuropatia óptica - o infarto do nervo óptico por redução do fluxo sanguíneo nas artérias", explica o pesquisador Dexter Y.L. Leung, do Hospital do Olhos de Hong Kong."Além do aumento da pressão intra-ocular, os fatores de risco que podem levar ao glaucoma são inúmeros, pessoas que tenham histórico da doença na família também devem fazer exames periódicos, já que existe forte influência hereditária. Fazem parte do grupo de risco, ainda, aqueles que tenham diabetes, miopia e façam uso prolongado de esteroides", acrescenta o oftalmologista Elisabeto Ribeiro.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

14

http://www.minhavida.com.br/conteudo/11535-proteja-os-olhos-ao-assistir-televisao.htm

Na Continuação de Ler para divulgar. BJKS:


Na maioria dos casos, complicações com lentes de contato surgem pelo mau uso ás vezes, os óculos tornam-se a melhor alternativa para preservar a visão e a saúde dos olhos.
Óculos poder ser o charme de uma pessoa ou o terror dela. Milhares de mulheres que são muito vaidosas preferem não enxergar direito a usar alguma coisa que interfira no seu estilo. Mas calma, você não precisa ser uma quatro olhos . A opção mais usada atualmente são as lentes de contato, sendo a preferida da cerca de dois milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refrativa.As lentes corrigem qualquer tipo de problema visual, desde de miopia até vista cansada e podem te dar um novo look mudando a cor dos seus olhos com as versões coloridas.

É bonito usar, mas pode ser um perigo para a saúde dos seus olhos. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, a cada dez usuários de lentes, dois têm complicações oculares causadas pelo uso, manutenção ou armazenamento incorretos. Um estudo com 210 pessoas que abusaram do artifício mostra que 45% deles tiveram complicações oculares posteriores, 35% alergia e 20% contaminação por falta de manutenção.

Além disso, o especialista afirma que muitas pessoas usam lentes erradas e isso causa alguns problemas. A maioria das pessoas usa as gelatinosas hidrofílicas que são mais confortáveis, mas se hidratam da lágrima e podem causar olho seco. Apesar de conterem bastante água, estas lentes não melhoram a oxigenação da córnea que se alimenta do oxigênio vindo do ar , explica. Essa falta de oxigenação pelo uso prolongado é a maior causa da formação de úlcera corneana que pode levar à perda da visão.

Outro grave problema acontece quando esquecemos de tirar antes de dormir. Esses usuários têm dez vezes mais chance de contrair contaminação da córnea por bactérias como a acanthamoeba. E durante o sono, a produção de lágrima é menor, aumentando o risco de ferimento da córnea.

Já as alergias são casos de má higienização, da umidificação da superfície ocular com água boricada e da limpeza feita com soro fisiológico. E também pode ser desencadeada pela toxidade de maquiagem e cremes.

Atenção aos sinais:
Se apresentar qualquer um deles, interrompa imediatamente o uso.

- Olhos vermelhos
- Dores
- Sensibilidade à luz
- Visão embaçada
- Sensação de corpo estranho
- Desconforto

Recomendações para quem opta por lentes:

- Lavar cuidadosamente as mãos antes de manipulá-las.
- Utilizar soluções multiuso tanto na limpeza quanto no enxágüe de lentes e estojo.
- Friccioná-las para eliminar completamente os depósitos.
- Não usar soro fisiológico ou água na higienização.
- Retirar as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray no cabelo.
- Colocá-las sempre antes da maquiagem.
- Trocar o estojo a cada quatro meses.
- Respeitar o prazo de validade.
- Jamais dormir com elas, mesmo as liberadas para a noite.
- Interromper o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista.
- Retirá-las durante viagens aéreas por mais de três horas.
- Não entrar no mar ou piscina usando-as.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Proteja seus olhos das ameaças de verão


A claridade pode causar desde inflamações até o comprometimento da visão.


Os cuidados com a pele, durante o verão, são preocupação bastante difundida, só que as precauções não param aí.

"As pessoas estão começado a se conscientizar de que é preciso cuidar da pele durante o verão, mas esquecem que os olhos também necessitam de cuidados", afirma a oftalmologista Andréa Barbosa, da Clínica de Olhos São Francisco de Assis.

A principal ameaça da estação, sem dúvida, consiste no contato sem proteção com os raios solares.

Entre as alterações mais comuns estão as ceratites (inflamações na córnea), a formação de pterígio (uma espécie de tecido carnoso que cresce sobre a córnea, podendo comprometer a visão) e até problemas graves, sem possibilidades de cura, na retina.

O uso dos óculos escuros ajuda na prevenção, mas sozinhos eles não afastam todas as ameaças. Também é preciso ficar atento aos casos de conjuntivite e também às bactérias presentes na água das piscinas e do mar, assim na areia da praia.

Para garantir que seu verão será completamente livre de qualquer incômodo, tome nota das dicas que seguem.
Óculos de sol - Foto Getty Images
Exposição solar
Para se expor ao sol com segurança, é preciso comprar bons óculos escuros, com certificado de proteção. O uso de acessórios sem lentes devidamente adaptadas é mais perigoso do que, simplesmente, sair por aí com os olhos desprotegidos.

A decisão de compra dos óculos de sol deve levar em conta o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem: sua visão é preservada, assim como a pele das pálpebras e das bordas palpebrais (um tecido mais fino e, portanto, mais vulnerável ao câncer de pele).

"A luz solar é composta de radiações oriundas do sol e que, em seu conjunto, são formadas pelos raios infravermelhos, ultravioletas e seu espectro visível. Cada um traz malefícios específicos para os olhos", afirma o oftalmologista Renato Braz.  
Proteção sol - Foto Getty Images
Os ultravioletas podem causar queimaduras e câncer (pele das pálpebras), conjuntivites actínicas (conjuntivas), ceratites actínicas (córnea), aceleração da catarata (cristalino) e possibilitar a degeneração macular (retina), por exemplo. Já os infravermelhos podem acelerar a catarata, principalmente nos casos de exposição prolongada.

Os óculos não protegem só porque são escuros. É preciso atentar para a presença dos filtros e o certificado de garantia das lentes. Além disso, tome cuidado para escolher modelos que fecham também as laterais.

Nos ambientes escuros, suas pupilas se dilatam, permitindo a passagem de mais luz. Caso use óculos que deixam a claridade entrar, lateralmente, você fica mais suscetível à ação nociva dos raios. 
Sol - Foto Getty Images
A conjuntivite da estação
As conjuntivites costumam ser mais freqüentes no verão e podem oferecer diversos riscos para a saúde dos olhos. A conjuntivite viral é a mais importante delas, pois é de fácil transmissão e, pelo intenso convívio social desta estação, está mais presente.

Existe também a conjuntivite actínica, causada pela exposição intensa e prolongada à luz solar, sem a devida proteção, levando ao ressecamento e queimaduras da conjuntiva.

"O problema causa dor intensa e fotofobia, levando as pessoas a procurar o serviço de emergência dos hospitais. É muito comum em praticantes de esportes como surf, wind surf, e similares", afirma a oftalmologista Andreá Barbosa. 
Chapéu - Foto Getty Images
Irritou? Cuide da maneira certa 
Ao perceber qualquer irritação nos olhos é preciso tomar providências imediatas, para evitar problemas maiores. Comece lavando bem com água corrente.

Outra dica importante é preferir água mineral ou fervida. "O ideal mesmo é utilizar água corrente, e procurar um médico se o caso persistir.

Colírios só devem ser usados com prescrição médica, já que o uso indevido pode até mesmo piorar o caso", lembra a oftalmologista.

Soro Fisiológico ou água? 
A solução fisiológica nada mais é do que água com sal, sendo assim, fica claro que a água em seu estado puro é mais adequada para o uso ocular.

"Não que o soro seja proibido, na ausência de água limpa ele pode se tornar uma opção viável. Mas evite usar o líquido de um frasco já aberto, mesmo que ele tenha sido conservado em geladeiras. As chances de que ele esteja contaminado por bactérias são  Grande "Diz Andréa".

Proteção para garotada 
As crianças desconhecem os riscos e estão sempre mais expostas aos problemas, por isso os cuidados precisam ser ainda maiores.

Elas estão sempre coçando os olhos e aumentando o contágio de problemas como a conjuntivite. Por isso, é preciso que os adultos fiquem atentos.

Quando a criança reclama de dores ou outros sintomas oculares deve ser imediatamente levada ao especialista. 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Proteja os olhos ao assistir televisão

Lendo para aprender e repassar.



A Copa do Mundo mexeu com o bolso dos brasileiros. A venda de televisores está a todo vapor, pois o mercado oferece vários tipos de modelos, justamente para agradar a todos. 

Mas, independente do tamanho da sua televisão, o importante é que a relação entre o tamanho da tela e uma distância saudável entre os seus olhos seja respeitada para não haver desconforto no seu momento de lazer. Você deve levar em consideração que as telas de até 29 polegadas devem ser colocadas em locais que permitam uma distância de pelo menos três metros de distância do telespectador. As telas planas, a partir de 32 polegadas, nas tecnologias Plasma e LCD são as escolhas mais realizadas atualmente. Outra tendência que vem se firmando é a opção de investir em um bom modelo de TV Full HD, que é capaz de exibir imagens em alta resolução. Já as telas com mais de 34 polegadas precisam ficar a uma distância mínima de cinco metros da visão. A distância apropriada é que vai tornar menos cansativa o tempo de exposição em frente à televisão.

"As telas com mais de 34 polegadas precisam ficar a uma distância mínima de cinco metros da visão".


Sinta-se confortável na frente da TV 
A falta de adequação deste espaço provoca perda de atenção, sonolência e em alguns casos, se o espectador for portador de hipermetropia ou astigmatismo - e não usar óculos ou lentes corretivas - poderá sentir dor de cabeça ao assistir a TV. As TVs em 3D já estão no mercado e vendendo bem. Uma onda de dores de cabeça pode surgir, pois, há, definitivamente, um subconjunto da população que sempre se sentirá desconfortável diante destas imagens. O melhor é experimentar o novo aparelho na loja, para saber se compensa levar ou não a TV para casa. As TVs que permitem a percepção da imagem em terceira dimensão devem seguir a mesma regra de distanciamento do telespectador. O ideal seria que a televisão em 3D pudesse estar, a pelo menos, cinco metros de distância do telespectador, mas isso é quase impossível, pois a maioria das salas dos imóveis atuais não tem essa metragem. 


A iluminação da sala deve estar adequada 
Outra preocupação diz respeito à iluminação do ambiente onde a TV está localizada. Natural ou artificial, a iluminação é decisiva na qualidade de uma boa imagem. A intensidade moderada e a direção da fonte de luz são fundamentais para evitar problemas de visão. A ausência total de iluminação não é recomendada. Um ambiente totalmente escuro pode ser utilizado no cinema, mas, no dia a dia, pode ser prejudicial à visão. Deve-se evitar uma iluminação frontal, como uma janela aberta ou um spot de luz, com luz proveniente do mesmo sentido da imagem. 
A luminosidade traseira também pode provocar reflexos na tela, que desviam a atenção da imagem, restando assim, a opção de janelas laterais.